Educação especial: um estado do conhecimento das dissertações do programa de pós-graduação em educação da Universidade Federal do Tocantins/Palmas

Special education: a state of knowledge of master theses from the Graduate Course in Education of the Federal University of Tocantins/Palmas

Autores

  • Braynna Aretusa Fonseca da Silva
  • Jonathas Alencar Marques Universidade Federal do Tocantins
  • Carmem Lucia Artioli Rolim

Resumo

Este artigo resulta de uma pesquisa vinculada ao Programa de Cooperação Acadêmica na Amazônia, o qual desenvolve ações integradas para qualificar a formação na pós-graduação em educação. O estudo teve como objetivo mapear o estado do conhecimento sobre educação especial, por meio de pesquisa bibliográfica, a partir das dissertações defendidas no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal do Tocantins (UFT), no período de 2014 a 2019.  Foram identificadas 13 dissertações que contemplaram o tema da educação especial. A análise evidenciou a heterogeneidade que a educação especial é tratada, sob diversas perspectivas sendo relacionadas à inclusão, formação de professores, políticas públicas, matemática, educação hospitalar e educação indígena. Verifica-se que a discussão sobre o tema no programa ainda é inicial e que existe a necessidade de novas discussões.

Palavras-chave: Educação Especial; Educação Inclusiva; Estado do Conhecimento.

 

Abstract

This paper results from a research linked to the Academic Cooperation in the Amazon Program, with the intention of developing integrated actions to analyze the quality of the education in graduate courses. This study aimed to map the state of knowledge about special education, through bibliographic research on master thesis presented to the Graduate Course in Education of the Federal University of Tocantins (UFT), campus Palmas, in the period from 2014 to 2019. Our search found 13 theses addressing the theme of special education. The analysis showed that the special education is considered in a heterogeneous way, with different perspectives related to inclusion, teacher training, public policies, mathematics, hospital education and indigenous education. It is clear that the study of special education in this Graduate Course is still incipient and that there is a need for more discussions and studies on such theme.

Keywords: Special Education; Inclusive Education; State of Knowledge.

Biografia do Autor

Braynna Aretusa Fonseca da Silva

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação pela Universidade Federal do Tocantins. Especialização em Metodologia de Ensino e Pesquisa na Educação Matemática e Física pela Faculdade Católica de Anápolis. Especialização em Educação para a Diversidade e Cidadania pela UFG. Especialização em Metodologia de Ensino e Pesquisa em Metodologia do Ensino Superior pela Faculdade Católica de Anápolis. Licenciatura em Matemática pela UEG. E-mail: braynna@uft.edu.br. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-8992-9577 

Jonathas Alencar Marques, Universidade Federal do Tocantins

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Educação pela Universidade Federal do Tocantins. Especialista em Educação do Campo pela Universidade Federal do Tocantins e graduado em Licenciatura em História pela Universidade Estadual do Goiás. E-mail: jonathas.alencar@uft.edu.br. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-2747-2484

Carmem Lucia Artioli Rolim

Doutora em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba, com Estágio Pós-Doutoral em Educação pela Universidade do Estado do Pará. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Tocantins. E-mail: carmem.rolim@uft.edu.br. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-4045-7964.

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Publicado

29/07/2021

Edição

Seção

Artigos