Acessibilidade no ensino superior: uma experiência de adequação de materiais didáticos por meio de um projeto de monitoria

Acessibility in higher education: an experience of adaptation of didactic materials through a teaching assistance project

Autores

Resumo

A acessibilidade tem sido um dos temas emergentes em nossa sociedade, deve ser permanente na formação de professores(as), e o Ensino Superior deve zelar por ela em suas práticas pedagógicas. Para tanto, a disponibilização de materiais acessíveis é essencial para o acesso ao conhecimento de todas as pessoas. Nesse sentido, este artigo visa apresentar as etapas de desenvolvimento de um projeto de monitoria que visou tornar acessíveis materiais didático-pedagógicos utilizados em um curso de licenciatura, buscando também estimular outras iniciativas dessa natureza, reforçando, assim, a importância da acessibilidade na elaboração de materiais didáticos no Ensino Superior.

Palavras-chave: Acessibilidade no ensino superior. Monitoria. Materiais didáticos.

 

Abstract

Accessibility has been an emerging theme in our society, it must be permanent in the training of teachers, and Higher Education must watch over it in its pedagogical practices. Therefore, the availability of accessible teaching materials is essential for access to knowledge for all people. In this regard, this article aims to present the stages of development of a project of teaching assistance which aimed to turn didactic-pedagogical materials used in a degree course more accessible, also seeking to encourage other initiatives of this nature, thus reinforcing the importance of accessibility in Higher Education.

Keywords: Acessibility in higher education. Teaching assistance. Teaching materials.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lucas Romário, Universidade Federal do Cariri (UFCA)

Doutor em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Professor Adjunto do Curso de Licenciatura em Letras-Libras da Universidade Federal do Cariri (UFCA), Campus Juazeiro do Norte. Líder do Grupo de Pesquisas em Estudos Surdos e Estudos Culturais da Educação - SURDEC (UFCA/CNPq). Desenvolve atividades e projetos de ensino, pesquisa, extensão e cultura a partir dos seguintes temas: estudos surdos, estudos culturais, pedagogia surda, trabalho pedagógico surdo, in/exclusão, educação bilíngue e acessibilidade. Autor do livro “Pedagogia surda: cultura, diferença e construção de identidades”. E-mail: lucas.romario@ufca.edu.br. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-9952-9515.

 

José George Macedo Cruz, Universidade Federal do Cariri (UFCA)

Graduando em Letras-Libras pela Universidade Federal do Cariri (UFCA), Campus Juazeiro do Norte. Monitor surdo do Programa de Iniciação à Docência (PID) da UFCA. E-mail: george.macedo@aluno.ufca.edu.br. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-8067-4042

José Gustavo Macedo Assunção, Universidade Federal do Cariri (UFCA)

Graduando em Letras-Libras pela Universidade Federal do Cariri (UFCA), Campus Juazeiro do Norte. Monitor ouvinte do Programa de Iniciação à Docência (PID) da UFCA. E-mail: gustavo.assuncao@aluno.ufca.edu.br. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-9326-4926

Downloads

Publicado

01/12/2021
Métricas
  • Visualizações do Artigo 300
  • pdf downloads: 323

Como Citar

ROMÁRIO, L.; CRUZ, J. G. M. .; ASSUNÇÃO, J. G. M. Acessibilidade no ensino superior: uma experiência de adequação de materiais didáticos por meio de um projeto de monitoria: Acessibility in higher education: an experience of adaptation of didactic materials through a teaching assistance project. Revista Cocar, [S. l.], v. 15, n. 33, 2021. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/4230. Acesso em: 28 dez. 2024.