Formação continuada de professores e o uso das tecnologias

Continuing training and the use of techonologies

Autores

Resumo

O presente artigo debate a respeito da formação continuada docente, focando na constituição desse estudo contínuo para professores em serviço e, em especial, para professores de escolas do campo, com as mudanças nas maneiras de comunicar-se e informar-se, em um contexto no qual as tecnologias digitais são tão presentes. A discussão acerca da profissionalização docente não é algo novo, pois, com o advento das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC), os professores precisam atualizar-se, formar-se e informar-se dos mais variados conteúdos e temas que estejam interligados com a sua ação pedagógica. No desenvolvimento teórico, optou-se pela pesquisa bibliográfica, de cunho qualitativo, por meio dos estudos de Flick (2009) e da análise de conteúdo de Bardin (2016). O Brasil tem a muito a melhorar, enquanto a formação inicial e continuada de professores, uma vez que é necessário colocar em prática o que a legislação apresenta, não basta apenas ter o amparo legal, se esta não surte efeitos práticos e mudanças necessárias, para que os objetivos e metas traçados, sejam efetivamente cumpridos e com efeitos.

Palavras-chave: Educação; Tecnologias Educacionais; Escolas Rurais.

 

Abstract

This study exposes the relevance of the continuing education of teachers who are in service, including teachers from field schools, as well as their training and the use of technologies. The discussion about teacher professionalization is not something new, because, with the advent of Digital Information and Communication Technologies (TDIC), teachers need to update themselves, graduate and inform themselves of the most varied contents and themes that are intertwined with their pedagogical action. In theoretical development, we opted for bibliographic research, of a qualitative nature, through the studies of Flick (2009) and the content analysis of Bardin (2016). Brazil has much to improve, as initial and continuous training of teachers, since it is necessary to put into practice what the legislation presents, it is not enough just to have legal support, if it does not have practical effects and necessary changes, so that the objectives and goals outlined, are effectively met and with effects.

Keywords: Education. Educational Technologies. Country Schools.

 

Biografia do Autor

Andrieli Dal Pizzol, Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO

Mestra em Educação pela Universidade Estadual do Centro-Oeste/UNICENTRO; foi bolsista CAPES (fev.2019/jul.2020). Professora na rede municipal de ensino no município de Cambé/Pr na Educação Infantil. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-4878-476X

E-mail:andrielidp@gmail.com

Jamile Santinello, Universidade Estadual do Centro-Oeste - Unicentro

Doutora em Comunicação- UFRJ, Docente efetiva da Universidade Estadual do Centro-Oeste – UNICENTRO Departamento de Pedagogia-DEPED/G; Docente do Programa Pós-Graduação em Educação - Mestrado em Educação. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-1136-2421.  E-mail: jamilesantinello@gmail.com.

Bianca Emanuelly Horbus Pinheiro, Universidade Estadual do Centro-Oeste - Unicentro

Mestranda em educação (2019-2021) pela Universidade Estadual do Centro-Oeste/UNICENTRO. Bolsista CAPES. E-mail: biancaehpinheiro@gmail.com.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/9727100478502082.  ORCID: https://orcid.org/0000-0002-7768-9606

 

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Publicado

01/05/2021

Edição

Seção

Artigos