A arte de criar jogos para educação profissional e tecnológica: um roteiro fundamentado por Boller e Kapp e Dickmann
The art of creating games for professional and technological education: a screenplay based on Boller e Kapp and Dickmann
Resumo
O presente artigo objetiva discutir os processos de criação de jogos que auxiliem nas metodologias implementadas pelos docentes e facilitem a aprendizagem dos estudantes. Assim, é explorado o processo de design de jogos por meio dos principais conceitos relativos à essa prática docente e o desenvolvimento de um roteiro. A metodologia escolhida foi a pesquisa básica estratégica e a pesquisa bibliográfica, sempre buscando autores que já trabalham com a criação de games. Nas discussões é apresentado um roteiro que se baliza, principalmente, pelos quatro pilares da gamificação: Meta, Dinâmica, Mecânica e Elementos; e o elo de ligação com a Necessidade Pedagógica. Ao final, são apresentados as Etapas de Design de Jogos e o Canvas da Gamificação como instrumentos auxiliares do roteiro para a criação de jogos.
Palavras-chave: Aprendizagem; Ensino profissionalizante; Gamificação; Jogo.
Abstract
This article aims to discuss the processes of creating games that assist in the methodologies implemented by teachers and facilitate student learning. Thus, the game design process is explored through the main concepts related to this teaching practice and the development of a script. The chosen methodology was basic strategic research and bibliographic research, always looking for authors who already work with the creation of games. In the discussions, a script is presented that is mainly guided by the four pillars of gamification: Goal, Dynamics, Mechanics and Elements; and the link with Pedagogical Need. At the end, the Game Design Steps and the Gamification Canvas are presented as auxiliary tools in the script for creating games.
Keywords: Learning; Vocational education; Gamification; Game.
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