A arte de criar jogos para educação profissional e tecnológica: um roteiro fundamentado por Boller e Kapp e Dickmann

The art of creating games for professional and technological education: a screenplay based on Boller e Kapp and Dickmann

Autores

  • Gabriel Assumpção Firmo Dantas gabrielafdantas@hotmail.com
    Instituto Federal do Acre - IFAC
  • Hellen Sandra Freires da Silva Azêvedo hellenfreires@gmail.com
    Secretaria Estadual de Educação – SEE https://orcid.org/0000-0003-1682-7232
  • José Marlo Araújo de Azevedo jose.azevedo@ifac.edu.br
    Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre – IFAC https://orcid.org/0000-0001-8686-4915

Resumo

O presente artigo objetiva discutir os processos de criação de jogos que auxiliem nas metodologias implementadas pelos docentes e facilitem a aprendizagem dos estudantes. Assim, é explorado o processo de design de jogos por meio dos principais conceitos relativos à essa prática docente e o desenvolvimento de um roteiro. A metodologia escolhida foi a pesquisa básica estratégica e a pesquisa bibliográfica, sempre buscando autores que já trabalham com a criação de games. Nas discussões é apresentado um roteiro que se baliza, principalmente, pelos quatro pilares da gamificação: Meta, Dinâmica, Mecânica e Elementos; e o elo de ligação com a Necessidade Pedagógica. Ao final, são apresentados as Etapas de Design de Jogos e o Canvas da Gamificação como instrumentos auxiliares do roteiro para a criação de jogos.

Palavras-chave: Aprendizagem; Ensino profissionalizante; Gamificação; Jogo.

 

Abstract

This article aims to discuss the processes of creating games that assist in the methodologies implemented by teachers and facilitate student learning. Thus, the game design process is explored through the main concepts related to this teaching practice and the development of a script. The chosen methodology was basic strategic research and bibliographic research, always looking for authors who already work with the creation of games. In the discussions, a script is presented that is mainly guided by the four pillars of gamification: Goal, Dynamics, Mechanics and Elements; and the link with Pedagogical Need. At the end, the Game Design Steps and the Gamification Canvas are presented as auxiliary tools in the script for creating games.

Keywords: Learning; Vocational education; Gamification; Game.

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Biografia do Autor

Gabriel Assumpção Firmo Dantas, Instituto Federal do Acre - IFAC

Possui Bacharelado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Acre – UFAC (2010). Especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho pela União Educacional do Norte – UNINORTE (2013). Mestrando em Educação Profissional e Tecnológica – ProfEPT/IFAC (2019-2021). Atualmente é Docente do Instituto Federal do Acre – Campus Rio Branco, atuando nos Cursos: Técnico Integrado em Edificações e Técnico Subsequente em Segurança do Trabalho; e Engenheiro Civil do setor Privado, atuando em empresas do segmento da Construção Civil e Terraplenagem. E-mail: gabriel.dantas@ifac.edu.br

Orcid: https://orcid.org/0000-0002-8145-0198

Hellen Sandra Freires da Silva Azêvedo, Secretaria Estadual de Educação – SEE

Possui Bacharelado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Acre – UFAC (2010). Especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho pela União Educacional do Norte – UNINORTE (2013). Mestrando em Educação Profissional e Tecnológica – ProfEPT/IFAC (2019-2021). Atualmente é Docente do Instituto Federal do Acre – Campus Rio Branco, atuando nos Cursos: Técnico Integrado em Edificações e Técnico Subsequente em Segurança do Trabalho; e Engenheiro Civil do setor Privado, atuando em empresas do segmento da Construção Civil e Terraplenagem. E-mail: gabriel.dantas@ifac.edu.br

Orcid: https://orcid.org/0000-0002-8145-0198

José Marlo Araújo de Azevedo, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre – IFAC

Possui graduação em Engenharia Agronômica pela UFAC (2008). Mestrado em Agronomia produção Vegetal pela UFAC (2010). Doutorado em Biodiversidade e Biotecnologia - Rede Bionorte UFAC (2016). Atualmente é docente do Instituto Federal do Acre - Campus Cruzeiro do Sul, atuando nos Cursos: Superior de Tecnologia em Agroecologia, Técnico integrado em Meio Ambiente, Técnico integrado em Agropecuária e Técnico Subsequente em Zootecnia. É docente titular do programa de Pós-Graduação Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica ProfEPT. E-mail: jose.azevedo@ifac.edu.br     https://orcid.org/0000-0001-8686-4915

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Publicado

26/07/2021
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Como Citar

ASSUMPÇÃO FIRMO DANTAS, G.; FREIRES DA SILVA AZÊVEDO, H. S.; ARAÚJO DE AZEVEDO, J. M. A arte de criar jogos para educação profissional e tecnológica: um roteiro fundamentado por Boller e Kapp e Dickmann: The art of creating games for professional and technological education: a screenplay based on Boller e Kapp and Dickmann. Revista Cocar, [S. l.], v. 15, n. 32, 2021. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/4164. Acesso em: 26 abr. 2024.

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