O potencial didático das maquetes na Geografia: reflexões extensionistas

The didactic potential of models in Geography: extensionist reflections

Autores

Resumo

O presente artigo advém de um projeto de extensão em desenvolvimento na Universidade Estadual de Ponta Grossa, que tem a Didática como disciplina basilar de suas ações na formação pedagógica das Licenciaturas. As ações propostas pelo projeto têm como norte a abordagem teórico-prática, com temas voltados às metodologias de ensino e seus recursos, para que os licenciandos possam confrontá-los no cotidiano escolar. O artigo discute a experiência do uso de maquetes como estratégia didática nas aulas de Geografia, numa turma do 7º ano do ensino fundamental de uma escola pública, parceira do projeto de extensão durante o ano de 2019. Não se trata, portanto, de estudar temas de Didática sobre a escola, mas sim estudar Didática na escola.

Palavras-chave: Formação pedagógica; Ensino de Geografia; Extensão universitária.

 

Abstract

The main article comes from an extesion project in developlment at State University of Ponta Grossa, that has Didactic as a basic discipline of its actions on the pedagogical formation of the undergraduate coruses. The actions proposed by the project have as a guide the theorical-practical approach, with themes facing the methodologies of teaching and its resources, in order to help the graduates confront them in everday school life. The article discusses the experience of using models as a didactics stategy in Georaphy classes, in a class of the 7th grade of elementary school, in a public school, partner of the extension project during 2019. Therefore, it is not a matter of studying didactics about school, but studying didactics at school.

Key words: Pedagogical training; Geography teaching; University extension.

 

 

               

Biografia do Autor

Alison Diego Leajanski, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Licenciado em Geografia na Universidade Estadual de Ponta Grossa (2016-2019). Mestrando em Gestão do Território na Universidade Estadual de Ponta Grossa. Lattes: http://lattes.cnpq.br/0863064113319177 E-mail: alisondiego3@gmail.com ORCID: https://orcid.org/0000-0002-3121-5261

Maiza Taques Margraf Althaus, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Professora de Didática na Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG - Ponta Grossa/PR) desde 1991. Pedagoga (UEPG - 1990) e Mestre em Educação (UEPG - 1997). Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC/PR - 2014).  Pesquisadora no campo da Didática e formação de professores. Membro da equipe gestora do Programa DES: Docência no Ensino Superior (UEPG - 2015 - 2021).  Lattes: http://lattes.cnpq.br/3654215779412633 E-mail: professoramaiza@uol.com.br Website: www.maiza.com.br ORCID: https://orcid.org/0000-0002-6655-9419

Viviane Aparecida Bagio, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Professora de Didática na Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG - Ponta Grossa/PR). Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG - 2020).  Pesquisadora no campo da Didática e formação de professores. Membro da equipe gestora do Programa DES: Docência no Ensino Superior (UEPG - 2015 - 2021).  Lattes: http://lattes.cnpq.br/8224728506281139 Email:  vivibagio@gmail.com ORCID:  https://orcid.org/0000-0003-0001-1546

Downloads

Publicado

01/05/2021

Edição

Seção

Artigos