O potencial didático das maquetes na Geografia: reflexões extensionistas
The didactic potential of models in Geography: extensionist reflections
Resumo
O presente artigo advém de um projeto de extensão em desenvolvimento na Universidade Estadual de Ponta Grossa, que tem a Didática como disciplina basilar de suas ações na formação pedagógica das Licenciaturas. As ações propostas pelo projeto têm como norte a abordagem teórico-prática, com temas voltados às metodologias de ensino e seus recursos, para que os licenciandos possam confrontá-los no cotidiano escolar. O artigo discute a experiência do uso de maquetes como estratégia didática nas aulas de Geografia, numa turma do 7º ano do ensino fundamental de uma escola pública, parceira do projeto de extensão durante o ano de 2019. Não se trata, portanto, de estudar temas de Didática sobre a escola, mas sim estudar Didática na escola.
Palavras-chave: Formação pedagógica; Ensino de Geografia; Extensão universitária.
Abstract
The main article comes from an extesion project in developlment at State University of Ponta Grossa, that has Didactic as a basic discipline of its actions on the pedagogical formation of the undergraduate coruses. The actions proposed by the project have as a guide the theorical-practical approach, with themes facing the methodologies of teaching and its resources, in order to help the graduates confront them in everday school life. The article discusses the experience of using models as a didactics stategy in Georaphy classes, in a class of the 7th grade of elementary school, in a public school, partner of the extension project during 2019. Therefore, it is not a matter of studying didactics about school, but studying didactics at school.
Key words: Pedagogical training; Geography teaching; University extension.
Downloads
Downloads
Publicado
- Visualizações do Artigo 167
- pdf downloads: 195