Metodologias ativas: tipos, conceitos e contribuições para a educação
Active methodologies: types, concepts and contributions to education
Resumo
Este artigo investiga contribuições e limitações de diferentes tipos de metodologia ativa, com o objetivo de contribuir com dados sistematizados para o processo de ensino e aprendizagem, assim como para a compreensão pelos docentes em uma perspectiva conceitual. Os tipos investigados são sala de aula invertida, aprendizagem baseada em problemas, aprendizagem baseada em projetos, instrução por pares, gamificação, cultura maker e rotação por estações. A metodologia é qualitativa, do tipo bibliográfico, de natureza descritiva. O resultado da sistematização conceitual aponta aspectos para o desenvolvimento do protagonismo, da autonomia, da criatividade, do potencial de reflexão para resolução de problemas, do pensamento analítico e de habilidades como trabalhar em conjunto, comprometimento, responsabilidade, entre outras. Como limitações, indica a heterogeneidade das salas de aula, o conhecimento dos professores sobre metodologias ativas e a transição da postura passiva para a ativa.
Palavras-chave: Metodologias Ativas; Cultura Maker; Aprendizagem.
Abstract
This article investigates contributions and limitations of different types of active methodologies with the aim of contributing systematized data to the teaching and learning process, as well as to understanding by teachers from a conceptual perspective. The types investigated are flipped classroom, problem-based learning, project-based learning, peer instruction, gamification, maker culture and station rotation. The methodology is qualitative, bibliographic and descriptive in nature. The result of the conceptual systematization points out aspects for the development of protagonism, autonomy, creativity, the potential for reflection to solve problems, analytical thinking and skills such as working together, commitment, responsibility, among others. As limitations, he pointed out the heterogeneity of classrooms, teachers' knowledge of active methodologies and the transition from a passive to an active stance.
Keywords: Active Methodologies; Maker Culture; Learning.
Downloads
Referências
ANDERSON, Chris. Makers: a nova revolução digital. Rio de Janeiro: Campus-Elsevier, 2014.
ANDREETTI, Thais Cristine. Gamificação de aulas de Matemática por estudantes do oitavo ano do Ensino Fundamental. 2019. 128 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e em Matemática) – Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2019.
AUSUBEL, David Paul. Psicologia educativa: um ponto de vista cognoscitivo. México: Trilhas, 1978.
BARBOSA, Eduardo Fernandes; MOURA, Dácio Guimarães. Metodologias ativas de aprendizagem na educação profissional e tecnológica. Boletim Técnico do Senac: a Revista da Educação Profissional, Rio de Janeiro, v. 39, n. 2, p. 48-67, maio/ago. 2013.
BERGMANN, Jonathan; SAMS, Aaron. Sala de aula invertida: uma metodologia de aprendizagem. Rio de Janeiro: LTC, 2016.
BONWELL, Charles; EISON, James. Active learning: creating excitement in the classroom. ASHE-ERIC High Education Reports, [s.n.], 1991.
BOSSI, Katia Milani Lara; SCHIMIGUEL, Juliano. Metodologias ativas no ensino da atemática: estado da arte. Pesquisa, Sociedade e Desenvolvimento, [s.l.], v. 9, n. 4, p. 1-12, 2020.
CAMARGO, Fausto; DAROS, Thuinie. A sala de aula inovadora: estratégias pedagógicas para fomentar o aprendizado ativo. Porto alegre: Penso, 2018.
CERVO, Amado Luiz; BERVIAN, Pedro Alcino. Metodologia científica: para uso dos estudantes universitários. São Paulo: McGraw-Hill, 1983.
COSTA, Angelo Brandelli; ZOLTOWSKI, Ana Paula. Couto. Como escrever um artigo de revisão sistemática. In: KOLLER, Sílvia; COUTO, Maria Clara; HOHENDORFF, Jean Von. (org.). Manual de produção científica. Porto Alegre: Penso, 2014. p. 53-67.
DENZIN, Norman; LINCOLN, Yvonna. Introdução: a disciplina e a prática da pesquisa qualitativa. In: DENZIN, Norman; LINCOLN, Yvonna (org.). O planejamento da pesquisa qualitativa: teorias e abordagens. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2006. p. 15-41.
DEWEY, John. Como pensamos. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1953.
DEWEY, John. Democracia e educação: introdução à filosofia da educação. 3. ed. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1959.
DEWEY, John. Mi credo pedagógico. In: MATEO, Fernando. Respecto de Natorp, Dewey, Durkheim: teoría de la educación y sociedad. Introducción y selección de textos. Buenos Aires: Centro Editor de América Latina, 1978. p. 55-65.
FARDO, Marcelo Luis. A gamificação aplicada em ambientes de aprendizagem. RENOTE, Porto Alegre, v. 11, n. 1, p. 1-9, 2013.
FERRARINE, Rosilei; SAHEB, Daniel.; TORRES, Patricia. Lupion. Metodologias ativas e tecnologias digitais: apro¬ximações e distinções. Natal: Revista Educação em Questão, Natal, v. 57, n. 52, p. 157-162, 2019.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia. São Paulo: Paz e Terra, 2011.
GUÉRIOS, Ettiène Cordeiro. Prática pedagógica na perspectiva da complexidade: articulação entre educação matemática e educação para a vida. Revista Polyphonía, Goiânia, v. 32, n. 1, p. 100-117, 2021.
MORAN, José. Metodologias ativas: como as novas gerações aprendem. São Paulo: Ed. Senac, 2013.
MORAN, José. Mudando a educação com metodologias ativas. In: SOUZA, Carlos Alberto; MORALES, Ofelia Elisa Torres (org.). Convergências midiáticas, educação e cidadania: aproximações jovens. Ponta Grossa: Foca Foto-PROEX/UEPG, 2015.
MORAN, José; BACICH, Lilian. Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. Porto Alegre: Penso, 2018.
PIAGET, Jean. Psicologia e pedagogia. 9. ed. São Paulo: Forense Universitária, 2003.
ROGERS, Carl. Liberdade para aprender. Belo Horizonte: Interlivros, 1974.
ROGERS, Carl. Liberdade para aprender. São Paulo: Centauro, 2001.
SATO, Regina Keiko. Metodologias ativas para a construção do conhecimento matemático: entendimentos de professores. 2023. 91 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2023.
VYGOTSKY, Lev. Mind in society: the development of higher psychological processes. Cambridge: Harvard University Press, 1978.




















