Educação e tecnologias em contexto de pandemia: uma experiência de aulas remotas

Education and technologies in pandemic context: an experience of remote classes

Autores

  • Patricia Lupion Torres Pontifícia Universidade Católica do Paraná
  • Ariana Cosme Universidade do Porto (Portugal)
  • Edmea Oliveira dos Santos Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Resumo

Este artigo é fruto de pesquisa qualitativa forjada no contexto da educação superior remota, que emergiu como prática de ensino durante a pandemia COVID-19. A experiência empírica trazida aqui, teve como campo de pesquisa e formação uma universidade privada situada na região sul do Brasil. O aporte teórico da experiência, fundamenta-se na pedagogia de comunicação dialógica de Cosme e Trindade. Os resultados da pesquisa, expressados pelas vozes dos praticantes e sujeitos da pesquisa, revelam vantagens e desvantagens do ensino remoto praticado durante a pandemia Covid-19. Os resultados apontam também para práticas pedagógicas voltadas ao ensino híbrido, aquele que combina situações presenciais em interface com as mediadas por diferentes convergências de tecnologias educativas.

Palavras-chave: Ensino remoto; Educação superior, Pedagogia dialógica.

 

Abstract

This article is the result of qualitative research forged in the context of remote higher education, which emerged as a teaching practice during the COVID-19 pandemic. The empirical experience brought here, had as a field of research and training a private university located in the south region of Brazil. The theoretical contribution of the experience is based on the pedagogy of dialogical communication by Cosme and Trindade. The research results, expressed by the voices of practitioners and research subjects, reveal advantages and disadvantages of remote education practiced during the Covid-19 pandemic.The results also point to pedagogical practices aimed at hybrid teaching, one that combines classroom situations in interface with those mediated by different convergences of educational technologies.

Keywords: Remote education; Higher education; Dialogical pedagogy.

Biografia do Autor

Patricia Lupion Torres, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Pedagoga pela PUCPR, mestre em Educação pela PUCPR , doutorado em Engenharia de Produção pela UFSC e pós doutorado pela Universidade do Porto - Portugal. Atualmente é Coordenadora do Programa de Pós Graduação Stricto Sensu em Educação da PUCPR e professora titular da PUCPR. patricia.lupion@pucpr.br  https://orcid.org/0000-0003-2122-1526

 

Ariana Cosme, Universidade do Porto (Portugal)

Professora e investigadora da Universidade do Porto na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação onde coordena o Observatório de Vida das Escolas. Consultora do Ministério da Educação para o processo de autonomia e flexibilidade curricular nas escolas. ariana@fpce.up.pt  https://orcid.org/0000-0002-8194-5027

Edmea Oliveira dos Santos, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Pedagoga pela UCSAL, mestre e doutora pela UFBA e pós doutorado pela UAB – Portugal.Professora Titular Livre da UFRRJ. Coordenadora do GT16 da Anped. Ex presidente da ABCIBER. Editora chefe da Revista REDOC. edmeabaiana@gmail.com http://orcid.org/0000-0003-4978-9818

 

Downloads

Publicado

05/03/2021

Edição

Seção

Artigos