Educação e tecnologias em contexto de pandemia: uma experiência de aulas remotas
Education and technologies in pandemic context: an experience of remote classes
Resumo
Este artigo é fruto de pesquisa qualitativa forjada no contexto da educação superior remota, que emergiu como prática de ensino durante a pandemia COVID-19. A experiência empírica trazida aqui, teve como campo de pesquisa e formação uma universidade privada situada na região sul do Brasil. O aporte teórico da experiência, fundamenta-se na pedagogia de comunicação dialógica de Cosme e Trindade. Os resultados da pesquisa, expressados pelas vozes dos praticantes e sujeitos da pesquisa, revelam vantagens e desvantagens do ensino remoto praticado durante a pandemia Covid-19. Os resultados apontam também para práticas pedagógicas voltadas ao ensino híbrido, aquele que combina situações presenciais em interface com as mediadas por diferentes convergências de tecnologias educativas.
Palavras-chave: Ensino remoto; Educação superior, Pedagogia dialógica.
Abstract
This article is the result of qualitative research forged in the context of remote higher education, which emerged as a teaching practice during the COVID-19 pandemic. The empirical experience brought here, had as a field of research and training a private university located in the south region of Brazil. The theoretical contribution of the experience is based on the pedagogy of dialogical communication by Cosme and Trindade. The research results, expressed by the voices of practitioners and research subjects, reveal advantages and disadvantages of remote education practiced during the Covid-19 pandemic.The results also point to pedagogical practices aimed at hybrid teaching, one that combines classroom situations in interface with those mediated by different convergences of educational technologies.
Keywords: Remote education; Higher education; Dialogical pedagogy.
Downloads
Downloads
Publicado
- Visualizações do Artigo 1259
- pdf downloads: 1047