O olhar de estudantes de licenciatura da Universidade Federal da Bahia sobre EaD e ensino de Didática no contexto da pandemia pela COVID – 19
"The view of education degree students at the Federal University of Bahia on distance education and teaching in the context of the pandemic by COVID - 19"
Resumo
A pesquisa em tela tem por objetivo apresentar um diagnóstico da situação dos alunos do componente Didática em cursos de licenciatura da Universidade Federal da Bahia (UFBA) em termos do acesso e uso de recursos tecnológicos digitais no contexto da atual pandemia pelo Covid-19. Optou-se por uma pesquisa exploratória do tipo misto, combinando dados quantitativos e qualitativos. Utilizou-se, como instrumento de coleta de dados, questionário contendo questões objetivas e, também, questões abertas. Participaram da pesquisa 257 estudantes no total, e neste artigo serão apresentados como amostra dados relativos a 120 estudantes. Os principais resultados trazem dados reveladores quanto a: a) condições materiais de acesso às tecnologias digitais, uso dos equipamentos tecnológicos e atividades online; b) opinião dos estudantes sobre EaD no período da pandemia e sugestões didático-pedagógicas; c) conflitos subjacentes à EaD durante a pandemia.
Palavras-chave: Didática; pandemia; educação a distância.
Abstract
The main objective of the online research is to present a diagnosis of some Universidade Federal da Bahia learners (who have enrolled in the subject Didactis in order to become future teachers) considering their availability and usage of digital technology within the present Covid-19 pandemic. A mixed exploratory research has been selected employing quantitative and qualitative data. As a means to collect data, a questionnaire with objective and open questions was used. A total of 257 students took part in the research, but only data related to 120 students are presented in this paper. The main results bring forth the 120 learners’ reactions in terms of making use of online activities: a) material conditions to access digital technologies, employment of technological equipment and online activities; b) students’ opinions concerning online learning and teaching during Covid-19 pandemic and didactics-pedagogical suggestions; c) online underlying conflicts during Covid-19 pandemic.
Key words: Didactics; pandemic; online education.
Downloads
Downloads
Publicado
- Visualizações do Artigo 592
- pdf downloads: 431