O olhar de estudantes de licenciatura da Universidade Federal da Bahia sobre EaD e ensino de Didática no contexto da pandemia pela COVID – 19

"The view of education degree students at the Federal University of Bahia on distance education and teaching in the context of the pandemic by COVID - 19"

Autores

  • Cristina D’Ávila cristdavila@gmail.com
    Universidade Federal da Bahia
  • Roberto Machado robmach@terra.com.br
    Universidade Federal da Bahia
  • Daniela Radel daniela.radel@gmail.com
    Universidade Federal da Bahia

Resumo

A pesquisa em tela tem por objetivo apresentar um diagnóstico da situação dos alunos do componente Didática em cursos de licenciatura da Universidade Federal da Bahia (UFBA) em termos do acesso e uso de recursos tecnológicos digitais no contexto da atual pandemia pelo Covid-19. Optou-se por uma pesquisa exploratória do tipo misto, combinando dados quantitativos e qualitativos. Utilizou-se, como instrumento de coleta de dados, questionário contendo questões objetivas e, também, questões abertas. Participaram da pesquisa 257 estudantes no total, e neste artigo serão apresentados como amostra dados relativos a 120 estudantes. Os principais resultados trazem dados reveladores quanto a: a) condições materiais de acesso às tecnologias digitais, uso dos equipamentos tecnológicos e atividades online; b) opinião dos estudantes sobre EaD no período da pandemia e sugestões didático-pedagógicas; c) conflitos subjacentes à EaD durante a pandemia.

Palavras-chave: Didática; pandemia; educação a distância.

 

Abstract

The main objective of the online research is to present a diagnosis of some Universidade Federal da Bahia learners (who have enrolled in the subject Didactis in order to become future teachers) considering their availability and usage of digital technology within the present Covid-19 pandemic. A mixed exploratory research has been selected employing quantitative and qualitative data. As a means to collect data, a questionnaire with objective and open questions was used. A total of 257 students took part in the research, but only data related to 120 students are presented in this paper. The main results bring forth the 120 learners’ reactions in terms of making use of online activities: a) material conditions to access digital technologies, employment of technological equipment and online activities; b) students’ opinions concerning online learning and teaching during Covid-19 pandemic and didactics-pedagogical suggestions; c) online underlying conflicts during Covid-19 pandemic.

Key words: Didactics; pandemic; online education. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Cristina D’Ávila, Universidade Federal da Bahia

Pós-doutorado em Docência universitária pela Universidade Sorbonne Paris 5 (2015-2016). Pedagoga, Mestra e Doutora em Educação pela Universidade Federal da Bahia (1998 – 2001). Professora Titular de Didática da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia, desde 1992. É Vice coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFBA. Pesquisadora e coordenadora do Grupo de Estudos sobre Educação, Didática e Ludicidade – GEPEL. Coordena o projeto de formação contínua de professores da UFBA - Ateliê didático. Presidente da Associação Nacional de Didática - ANDIPE e da Rede inter-regional de pesquisadores sobre docência no ensino superior - RIDES.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/2584950986779890 ORCID: 0000-0001-5946-9178 

Email: cristdavila@gmail.com

Roberto Machado, Universidade Federal da Bahia

Possui graduação em Letras pela Faculdade de Porto Alegrense de Educação Ciências e Letras (1979), Mestrado em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1995) e Doutorado em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2002). Atualmente é Professor Adjunto IV da Universidade Federal da Bahia. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa, atuando principalmente nos seguintes temas: Francês, Língua Estrangeira, Currículo, Licenciaturas e Educação. Lattes: http://lattes.cnpq.br/2203841304797703           E-mail - robmach@terra.com.br

Daniela Radel, Universidade Federal da Bahia

Pedagoga pela Universidade Federal da Bahia – UFBA; Mestra e Doutora em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia – Uneb. Psicopedagoga clínica e institucional pela Faculdade de Ciências Educacionais - FACE. Professora substituta de Didática do Departamento de Educação II da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia. Professora da graduação e da pós-graduação (Psicopedagogia Clínica e Institucional e Alfabetização e Letramento) da Faculdade Montessoriano – Ba Lattes: http://lattes.cnpq.br/9013469620543897   ORCID: https://orcid.org/0000-0002-7868-2553 Email: daniela.radel@gmail.com

Downloads

Publicado

05/03/2021
Métricas
  • Visualizações do Artigo 518
  • pdf downloads: 408

Como Citar

D’ÁVILA, C. .; MACHADO, R. .; RADEL, D. . O olhar de estudantes de licenciatura da Universidade Federal da Bahia sobre EaD e ensino de Didática no contexto da pandemia pela COVID – 19 : "The view of education degree students at the Federal University of Bahia on distance education and teaching in the context of the pandemic by COVID - 19". Revista Cocar, [S. l.], n. 9, 2021. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/4127. Acesso em: 23 fev. 2024.

Edição

Seção

Artigos