Educação e tecnologia e tempos de pandemia: Programa Ria40tena e a descolonização do mundo da vida

Education and technology in time of pandemic: RIA40tena Program and the decolonization of the life world

Autores

  • Adriana Rocha Bruno Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
  • Lucila Pesce Universidade Federal de São Paulo
  • Adriana Hoffmann Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Resumo

O artigo reflete sobre os desafios que se descortinam no campo educacional brasileiro, em tempos de pandemia do COVID-19. Situa-se como relato analítico das atividades desenvolvidas na Rede Interinstitucional de Ações Coletivas de Universidades do Brasil e América Latina (RIA40TENA) e vale-se do conceito vigotskiano de vivência e de quatro conceitos habermasianos: racionalidade instrumental, racionalidade comunicativa, sistema, mundo da vida. A análise deflagra a hegemonia das ações educacionais desenvolvidas sob a égide da racionalidade instrumental, mediante a qual os atores sociais diretamente envolvidos nos processos formativos têm seu mundo da vida colonizado pelo sistema. Em refuta a esse cenário educacional desolador, são relatadas ações que integram o aludido programa, amparadas na racionalidade comunicativa, em respeito ao mundo da vida dos seus participantes.

Palavras-chave: Tecnologias e ações educacionais; COVID-19; Programa RIA40TENA.

 

Abstract

The article reflects on the challenges that unfold in the Brazilian educational field, in times of the COVID-19 pandemic. It is situated as an analytical account of the activities developed in the Interinstitutional Network of Collective Actions of Universities in Brazil and Latin America (RIA40TENA) and uses the Vigotskian concept of experience and four Habermasian concepts: instrumental rationality, communicative rationality, system, world of life. The analysis triggers the hegemony of educational actions developed under the aegis of instrumental rationality, through which the social actors directly involved in the formative processes have their life world colonized by the system. In refutation of this bleak educational scenario, actions that integrate the mentioned program are reported, supported by communicative rationality, with respect to the life world of its participants.

Keywords: Technology and educational actions; COVID-19; RIA40TENA Program.

Biografia do Autor

Adriana Rocha Bruno, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Pós doutora em educação pelo Instituto de Educação da Universidade de Lisboa-PT, Doutora e Mestre em Educação: Currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e licenciada em Pedagogia. É professora associada do Departamento de Didática da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). É professora dos Programas de Pós-Graduação em Educação e em Gestão e Avaliação da Educação Pública - ambos da UFJF. É líder do Grupo de Pesquisa Aprendizagem em Rede - GRUPAR.

https://orcid.org/0000-0002-5646-8919 E-mail: adriana.bruno@unirio.br

Lucila Pesce, Universidade Federal de São Paulo

Doutora e mestre em Educação e Currículo, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP); pós-doutorado em Filosofia e História da Educação, pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP); licenciada em Letras (1985), pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM). Professora do Departamento de Educação da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP); professora do Programa de Pós-Graduação em Educação (LP - Políticas Educacionais e Formação de Educadores) e colaboradora Programa de Pós-Graduação em Gestão e Informática em Saúde (LP: TIC na Saúde, no Ensino e em Telessaúde), ambos da UNIFESP. Líder do Grupo de Pesquisa LEC: Linguagem, Educação e Cibercultura. http://orcid.org/0000-0002-2562-2012   E-mail: lucila.pesce@unifesp.br

Adriana Hoffmann, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Pós-doutora em Comunicação pela UFF, Doutorado e Mestrado em Educação e Mídia respectivamente pelo PROPED/UERJ e pela PUC-Rio. É professora da Escola de Educação/Programa de Pós-graduação em Educação da UNIRIO. Membro das associações de pesquisa ANPED e SBPC. Integra a Rede REDARTH (Rede Internacional de Educação, Artes e Humanidades) e a REDE FORMAD (Rede de formação docente) e na quarentena faz parte da REDE RIA40tena - Rede Interinstitucional de Ações Coletivas de Universidades do Brasil e América Latina. Coordena o grupo de pesquisa CACE(Comunicação, Audiovisual, Cultura e Educação)/CNPq.  https://orcid.org/0000-0001-5009-4373

E-mail: profadrihoff@gmail.com

Downloads

Publicado

05/03/2021

Edição

Seção

Artigos