Multiculturalismo e alfabetização sob a perspectiva da pedagogia histórico-crítica

Multiculturalismo y alfabetización bajo la perspectiva de la pedagogía histórico-crítica

Autores

Resumo

Este artigo discorre sobre o multiculturalismo na alfabetização e objetiva discutir essa temática sob a perspectiva da Pedagogia Histórico-Crítica, a fim de contribuir com os estudos acerca do currículo. Para tanto, desenvolveu-se uma pesquisa documental, fundamentada nos pressupostos da Pedagogia Histórico-Crítica e da Psicologia Histórico-Cultural, em documentos que orientam a alfabetização no Brasil, buscando aproximações e contradições com multiculturalismo. Como resultado preliminar, constata-se que a maioria desses documentos prioriza a inserção do multiculturalismo no currículo, em detrimento das formas mais elaboradas de leitura e de escrita, bem como de conteúdos primordiais para a aprendizagem. Desse modo, defende-se um currículo pensado a partir da Pedagogia Histórico-Crítica, a qual apresenta contribuições imprescindíveis para uma educação emancipatória e humanizadora.

Palavras-chave: Pedagogia Histórico-Crítica; currículo; multiculturalismo.

 

Resumen

Este artículo analiza la multiculturalidad en la alfabetización y tiene como objetivo discutir este tema desde la perspectiva de la Pedagogía Histórico-Crítica, con el fin de contribuir a los estudios sobre el currículo. Para ello, se desarrolló una investigación documental, basada en los supuestos de la Pedagogía Histórico-Crítica y la Psicología Histórico-Cultural, en documentos que orientan la alfabetización en Brasil, buscando enfoques y contradicciones con la multiculturalidad. Como resultado preliminar, parece que la mayoría de estos documentos priorizan la inclusión de la multiculturalidad en el currículo, en detrimento de formas más elaboradas de lectura y escritura, así como de contenidos esenciales para el aprendizaje. De esta forma se defiende un pensamiento curricular desde la Pedagogía Histórico-Crítica, que presenta aportes esenciales para una educación emancipadora y humanizadora.

Palabras-clave: Pedagogía Histórico-Crítica; currículo; multiculturalismo.

             

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Biografia do Autor

Adriany de Morais Leonardo, Universidade Federal do Amapá

Mestranda em Educação pela Universidade Federal do Amapá. Possui graduação em Letras pela UFPA (2009) e especialização em Linguagem na Educação infantil e nas Séries Iniciais pela UFPA (2012). E-mail: adrianymorais@icloud.com Orcid https://orcid.org/0000-0001-7954-7639

 

Demilto Yamaguchi da Pureza

Professor da Universidade Federal do Amapá, com Doutorado em Ciências, Universidade de São Paulo (USP). Líder do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação Física, Esporte e Lazer -NEPEFEL da UNIFAP, Brasil. E-mail: demiltop@gmail.com   Orcid: https://orcid.org/0000-0001-8336-2178

 

Cássia Hack, Universidade Federal do Amapá (Unifap)

Professora da Universidade Federal do Amapá, departamento de Educação, Curso de Educação Física. Doutora em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) com estágio na Università degli Studi di Cassino e del Lazio Meridionale (UNICAS/Itália). Cássia Hack. E-mail: cassia.hack@gmail.com Orcid: https://orcid.org/0000-0001-9238-3819

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Publicado

01/12/2021
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Como Citar

DE MORAIS LEONARDO, A.; YAMAGUCHI DA PUREZA, D. .; HACK, C. Multiculturalismo e alfabetização sob a perspectiva da pedagogia histórico-crítica : Multiculturalismo y alfabetización bajo la perspectiva de la pedagogía histórico-crítica. Revista Cocar, [S. l.], v. 15, n. 33, 2021. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/4111. Acesso em: 22 dez. 2024.