Aprendizagem autorregulada em alunos da Educação de Jovens e Adultos: análise da produção científica nacional

Self-regulated learning in youth and adult education: analysis of national scientific production

Autores

  • Marta Osana Rodrigues Caetano marta.morc@gmail.com
    Universidade Estadual de Londrina
  • Paula Mariza Zedu Alliprandini paulaalliprandini@uel.br
    Universidade Estadual de Londrina https://orcid.org/0000-0003-4677-4258

Resumo

A Educação de Jovens e Adultos é uma modalidade de ensino da Educação Básica, que atende jovens, adultos e idosos que não concluíram o ensino básico no tempo regular. O tema abordado é a autorregulação da aprendizagem, dado que o aluno autorregulado desenvolve habilidades de planejar, de monitorar e de autoavaliar seu processo de aprendizagem. O objetivo desse artigo foi analisar a produção científica nacional sobre a aprendizagem autorregulada em alunos da Educação de Jovens e Adultos, disponível em três bases de dados. Foram utilizadas as palavras-chave Autorregulação da Aprendizagem, Estratégias de Aprendizagem e Educação de Jovens e Adultos, cruzadas entre si. De 64 artigos localizados foram selecionados três para análise qualitativa. Os resultados apontam que a ação pedagógica precisa possibilitar meios que levem os alunos à construção e apropriação do conhecimento, para superar aulas predominantemente expositivas e buscar reduzir a evasão escolar.

Palavras-chave: Aprendizagem Autorregulada; Estratégias de Aprendizagem; Educação de Jovens e Adultos.

 

Abstract

Youth and Adult Education is a modality of teaching basic education, which serves young people, adults and the elderly who did not complete basic education in the regular time. This article deals with the self-regulation of learning considering that the self-regulated student develops skills to plan, monitor and self-assess his learning process. The aim of this study was to analyze the national scientific production on self-regulated learning in Youth and Adult Education students, available in three databases, using the keywords Self-regulation of Learning, Learning Strategies and Youth and Adult Education, crossed each other. Among 64 articles found, three were selected for qualitative analysis. The results point out that the pedagogical action needs to enable means that lead students to the construction and appropriation of knowledge, overcome predominantly expository classes, seeking to reduce school dropout.

Key-words: Self-regulated learning; Learning Strategies; Youth and Adult Education.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marta Osana Rodrigues Caetano, Universidade Estadual de Londrina

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação e licenciada em Pedagogia, ambos pela Universidade Estadual de Londrina. E-mail: marta.osana.rodrigues@uel.br

Orcid: https://orcid.org/0000-0001-6519-2021

Paula Mariza Zedu Alliprandini, Universidade Estadual de Londrina

Pós-Doutora junto ao Departamento de Psicologia da Cornell University, Ithaca, USA. Professor Associado junto ao Departamento de Educação e Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Londrina. E-mail: paulaalliprandini@uel.br

ORCID ID  https://orcid.org/0000-0003-4677-4258 

Downloads

Publicado

29/05/2023
Métricas
  • Visualizações do Artigo 103
  • pdf downloads: 67

Como Citar

RODRIGUES CAETANO, M. O.; ZEDU ALLIPRANDINI, P. M. Aprendizagem autorregulada em alunos da Educação de Jovens e Adultos: análise da produção científica nacional: Self-regulated learning in youth and adult education: analysis of national scientific production. Revista Cocar, [S. l.], v. 18, n. 36, 2023. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/4016. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos