Educação Profissional e Tecnológica no Brasil: a perspectiva histórica de uma colcha de retalhos

Professional and Technological Education in Brazil: a historical perspective of a patchwork

Autores

Resumo

Resumo

Este ensaio apresenta uma perspectiva histórica da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) no Brasil. A partir de uma abordagem qualitativa, esta pesquisa bibliográfica e reflexiva se propõe à análise da história como método, no qual é considerado a “concepção e a narração ou a escrita da história sobre esses fatos” (CIAVATTA, 2015, p.39). Sendo assim, na sua produção é considerado o contexto histórico, social e legislativo que produziu a EPT e, ainda, a articulação dos diferentes interesses e objetivos que transversalizam esta modalidade de educação/formação para o trabalho. As reflexões demonstram que a dualidade entre a formação intelectual e a formação profissional repercutem diretamente na divisão social do trabalho, na desvalorização do trabalho técnico e na valorização do trabalho intelectual.

Palavras-chave: Educação Profissional; Análise histórica; Educação e trabalho.

 

Abstract

This essay presents a historical perspective of Professional and Technological Education (PTE) in Brazil. From a qualitative approach, this bibliographic and reflective research proposes the analysis of history as a method, in which the “conception and narration or writing of history about these facts” is considered (CIAVATTA, 2015, p. 39). Therefore, in its production, the historical, social and legislative context that produced the PTE is considered, as well as the articulation of the different interests and objectives that cut across this type of education/training for labor. The reflections demonstrate that the duality between intellectual education and professional training directly affects the social division of labor, the devaluation of technical work and the valorization of intellectual work.

Keywords: Professional Education; Historical analysis; Education and labor.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Renata Nasinhaka, Universidade Federal de Santa Maria

Possui graduação em Direito pela Faculdade de Direito de Santa Maria (2009) e licenciatura em Educação Profissional e Tecnológica pela Universidade de Federal de Santa Maria (2019). Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Maria – linha de pesquisa: formação de professores para a Educação Profissional e Tecnológica (2021). Atualmente é pesquisadora dos temas que relacionam educação, trabalho e sociedade com ênfase em gênero e mulheres.

E-mail: renata.nasinhaka@gmail.com Orcid: https://orcid.org/0000-0003-1852-6097 

Ascísio dos Reis Pereira, Universidade Federal de Santa Maria

Possui licenciatura em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1994). Mestrado em filosofia, com ênfase em Ética pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2000). Doutorado em Educação, na área de História, Filosofia e Educação, pela Universidade Estadual de Campinas (2006). Realizou estágio pós-doutoral junto ao núcleo DECIDe (Democracia, Cidadania e Direito) do centro de estudos sociais da Universidade de Coimbra, Portugal (2020). Atualmente é professor associado da Universidade Federal de Santa Maria, junto ao departamento de fundamentos da educação e professor efetivo do Programa de Pós-Graduação em Educação profissional e tecnológica, mestrado acadêmico. Tem desenvolvido pesquisas relacionando a Educação profissional, técnica, tecnológica e suas implicações éticas em direitos humanos.

E-mail: ascisio@gmail.com Orcid: https://orcid.org/0000-0002-1969-0537

Márcia Eliane Leindcker da Paixão, Universidade Federal de Santa Maria

Possui graduação em Pedagogia (1994), mestrado em Ciências Sociais Aplicadas (2002) e doutorado em Educação (2011), todos pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Atualmente, é professora adjunta da Universidade Federal de Santa Maria, junto ao departamento de fundamentos da educação. Têm experiência nas áreas de Educação Popular, Estudos de Gênero e Teologia – ênfase em Diaconia. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação e Gênero e do Grupo de Estudos Feministas ELAS. Atua nas áreas de ensino, pesquisa e extensão com temas que relacionam gênero/feminismos, diaconio, educação popular/ecofeminismo.

E-mail: marciapaixao12@gmail.com Orcid: https://orcid.org/0000-0001-7992-3331

Downloads

Publicado

01/12/2021
Métricas
  • Visualizações do Artigo 453
  • pdf downloads: 452

Como Citar

NASINHAKA, R.; DOS REIS PEREIRA, A.; ELIANE LEINDCKER DA PAIXÃO, M. Educação Profissional e Tecnológica no Brasil: a perspectiva histórica de uma colcha de retalhos: Professional and Technological Education in Brazil: a historical perspective of a patchwork . Revista Cocar, [S. l.], v. 15, n. 33, 2021. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/4014. Acesso em: 23 abr. 2024.