O desenho na representação do espaço rural e urbano: contribuições para o ensino da Geografia

Dibujar en la representación del espacio rural y urbano: aportes a la enseñanza de la Geografía

Autores

Resumo

Este artigo tem como objetivo identificar e analisar as concepções dos estudantes a respeito do espaço geográfico, em especial o espaço rural e urbano e suas relações. Como instrumento metodológico, utilizamos o desenho, tal metodologia envolveu estudantes do 7º ano do Ensino Fundamental Anos Finais, de uma escola pública estadual, da periferia de um município localizado na região centro-oeste paulista. Tomando como base o conteúdo curricular relativo ao espaço agrário brasileiro, foi solicitado aos estudantes que expressassem, por meio de desenhos, suas concepções acerca do espaço rural e urbano. O estudo mostrou a importância do desenho ao proporcionar um diagnóstico sobre o entendimento dos estudantes acerca de tais espaços, possibilitando o desenvolvimento estratégico dos conteúdos a serem ensinados.

Palavras-chave: desenho em Geografia; Ensino de Geografia; Espaço rural e urbano

 

Resumen

Este artículo tiene como objetivo identificar y analizar las concepciones de los estudiantes sobre el espacio geográfico, especialmente el espacio rural y urbano y sus relaciones. Como instrumento metodológico se utilizó el diseño, dicha metodología involucró a estudiantes del 7º año de la Escuela Primaria Anos Finales, de una escuela pública estatal, de la periferia de un municipio ubicado en la región centro-oeste de São Paulo. A partir de los contenidos curriculares relacionados con el espacio agrario brasileño, se pidió a los estudiantes que expresaran, a través de dibujos, sus concepciones sobre el espacio rural y urbano. El estudio mostró la importancia del dibujo a la hora de brindar un diagnóstico sobre la comprensión de los estudiantes de dichos espacios, lo que permite el desarrollo estratégico de los contenidos a impartir.

Palabras-clave: Dibujo en Geografía. Enseñanza de la Geografía. Espacio rural y urbano

 

 

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Barbara Silva Alves de Lima, Secretaria da Educação do Estado de São Paulo

Doutoranda em Geografia pela Universidade Estadual Paulista – UNESP/Rio Claro. Mestra em Ensino pela Universidade Estadual Paulista – UNESP/Bauru.  Graduada em Geografia pela Universidade do Sagrado Coração – USC/Bauru. Graduada em Pedagogia pela Universidade Nove de Julho – UNINOVE/Bauru. Especialista em "Práticas de ensino em Geografia - área Educação", pela Faculdade Campos Elíseos – FCE/Bauru. Docente da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, função Professora de Geografia, PEB II (2014/atual). Docente da Secretaria Municipal de Educação de Bauru, função Professora Adjunta de Geografia (2016/atual).

E-mail: barbaralima.profgeo@gmail.com. Orcid: 0000-0003-3680-4169

Vitor Machado, Universidade Estadual Paulista - UNESP/Bauru

Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP. Mestre em Sociologia pela Universidade Estadual Paulista – UNESP/FCLAr e graduado em Ciências Sociais pela mesma Universidade. Atualmente é Docente Assistente Doutor do Departamento de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Docência para a Educação Básica, da Faculdade de Ciências – UNESP/Bauru e Professor Permanente no Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar, da Faculdade de Ciências e Letras – UNESP/Araraquara. 

E-mail: vitor@fc.unesp.br. Orcid: 0000-0003-3082-4310

Downloads

Publicado

01/05/2021
Métricas
  • Visualizações do Artigo 561
  • pdf downloads: 154

Como Citar

SILVA ALVES DE LIMA, B.; MACHADO, V. O desenho na representação do espaço rural e urbano: contribuições para o ensino da Geografia: Dibujar en la representación del espacio rural y urbano: aportes a la enseñanza de la Geografía. Revista Cocar, [S. l.], v. 15, n. 32, 2021. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/3963. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos