Formação Continuada em TDIC: Uma Proposta Para Docentes do Ensino Fundamental

Continuing Education in TDIC: A Proposal for Elementary School Teachers

Autores

Resumo

Este artigo busca trazer contribuições para a aprendizagem de alunos neste momento de suspensão das aulas presenciais devido à Covid-19, que exige do professor a adequação das aulas às Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC), ensejando sua utilização, independentemente do nível de conhecimento desses profissionais. Diante desse contexto, esta pesquisa objetivou identificar as contribuições e os desafios para a prática pedagógica dos professores do ensino fundamental do município de Tanguá - RJ, por meio da utilização das TDIC. Para tanto, adotou-se a pesquisa qualitativa, do tipo pesquisa-ação, em um curso on-line com cinco encontros, com participação de 21 docentes. Como resultado, os professores mostraram-se satisfeitos com os conteúdos abordados, com a metodologia utilizada e propensos a inserir os recursos apresentados nesses encontros, tornando as suas aulas mais atrativas, buscando a melhoria em suas práticas e possibilitando a elevação do nível de aprendizagem.

Palavras-chave: Formação Continuada; TDIC; Ensino Híbrido.

 

Abstract

With the COVID 19 pandemic, there has been a growing need for educators to adapt to technologies used for remote teaching. Digital Information and Communication Technologies (DICT) brought in stories of successes and challenges for several educators whose professions had been affected by the pandemic. In this study, elementary school teachers in Tanguá, Rio de Janeiro, Brazil, represent such educators. Action research examined their training on DICT through a series of 5 online meetings, where they discussed their willingness to add technology to their teaching. Results show that educators had a positive opinion about technology in pedagogical practice and were open to the idea of incorporating more DICT tools to their teaching. 

Keywords: Continuing Education; DITC; Blended Learning.

 

 

Biografia do Autor

Jefferson Lucio de Azevedo Couto, Instituto Federal Fluminense

Mestre em Ensino e suas Tecnologias pelo Instituto Federal Fluminense, Especialista em Negócios Financeiros pela Fundação Getúlio Vargas, Graduado em Contabilidade e Matemática. Professor da Universidade Estácio de Sá nos cursos de Gestão.

E-mail: jflcouto@gmail.com       Orcid: https://orcid.org/0000-0003-0673-7647

André Fernando Uébe Mansur, Instituto Federal Fluminense

 

Doutor em Informática pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFGRS), Mestre em Comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF). Graduado em Administração pela Universidade Candido Mendes (UCAM), Professor e Coordenador do Mestrado em Ensino e suas Tecnologias (MPET), do Instituto Federal Fluminense.

E-mail: andreuebe@gmail.com      Orcid: https://orcid.org/0000-0003-1909-7300

Valéria de Souza Marcelino, Instituto Federal Fluminense

Doutora em Ciências Naturais, com ênfase em Ensino de Ciências e Mestre em Cognição e Linguagem pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro. Graduada em Farmácia e Especialista em Indústria pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professora Titular do Mestrado Profissional em Ensino e suas Tecnologias (MPET) no Instituto Federal Fluminense (IFF). Atuou como professora na Licenciatura em Química e no curso Técnico em Química do IFF.

E-mail: vmarcelino67@gmail.com         Orcid: https://orcid.org/0000-0002-6024-3771

 

Downloads

Publicado

31/07/2021

Edição

Seção

Artigos