Entre o passado e o presente: resgatando memórias para compreender as metodologias do ensino de Ciências

Between the past and the present: rescuing memories to understand the methodologies of science teaching

Autores

Resumo

O estudo teve o objetivo de analisar as memórias e as transformações de concepções sobre as metodologias do ensino de Ciências expressas nas escritas narrativas dos licenciandos a partir dos movimentos da Investigação-Formação-Ação em Ciências (IFAC). A pesquisa de abordagem qualitativa e documental teve como instrumento de coleta de dados escritas narrativas produzidas em diários de formação por 14 licenciandos matriculados na Prática enquanto Componente Curricular III (PeCC III) de um curso de Licenciatura em Ciências Biológicas. A partir da Análise Textual Discursiva (ATD) emergiram três categorias que originaram uma espiral reflexiva e três ciclos reflexivos. Por meio da IFAC os licenciandos puderam refletir sobre suas memórias e, a partir delas, sobre as metodologias do ensino de Ciências, apresentando compreensões que fazem parte de sua constituição docente.

Palavras-chave: Investigação-Formação-Ação; Formação de professores; Constituição docente.

 

Abstract

The study aimed to analyze the memories and transformations of conceptions about the teaching methodologies of Sciences expressed in the narrative writings of the undergraduate students from the Research-Training-Action in Science (IFAC) movements. The research of qualitative and documentary approach had as a tool for collecting written narrative data produced in training diaries by 14 undergraduate students registered in the Practice as Curricular Component III of a Biological Sciences Degree course. From the Discursive Textual Analysis (DTA) three categories emerged that originated a reflective spiral and three reflective cycles. Through IFAC, undergraduate students were able to reflect on their memories and, from them, on the methodologies of science teaching, presenting understandings that are part of their teacher constitution.

Palavras-chave:  Research-Formation-Action; Teacher formation; Teaching Constitution.

 

Biografia do Autor

Larissa Lunardi, Universidade Federal da Fronteira Sul

Mestra em Ensino de Ciências pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Cerro Largo (2020). Licenciada em Ciências Biológicas pelo Instituto Federal Farroupilha, Campus Santa Rosa (2018).

E-mail: larissalunardi18@gmail.com Orcid: https://orcid.org/0000-0003-3434-3397 

Rúbia Emmel, Instituto Federal Farroupilha

Possui Licenciatura em Pedagogia, pela Sociedade Educacional Três de Maio - SETREM (2008), Especialização em Educação Infantil e Alfabetização (2009), Mestrado em Educação Nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUI (2011) e Doutorado em Educação Nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUI (2015). É Professora de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico, no Instituto Federal Farroupilha, IFFAR, Câmpus Santa Rosa, na área de Pedagogia, nos Cursos de Licenciatura em Matemática e Licenciatura em Ciências Biológicas.Professora Colaboradora do Quadro permanente do PPGEC - Mestrado em Ensino de Ciências.

E-mail: rubia.emmel@iffarroupilha.edu.br Orcid: https://orcid.org/0000-0002-4701-8959  

Downloads

Publicado

01/05/2021

Edição

Seção

Artigos