Características das pesquisas sobre o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID)

Characteristics of researchs on the Institutional Program for Teaching Initiation Scholarships (PIBID)

Autores

Resumo

A pesquisa analisa o modo como o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) vem sendo abordado nas Teses e Dissertações defendidas nos Programas de Pós-Graduação do país, publicadas na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). A investigação, de natureza quantitativa, caracteriza-se como uma pesquisa descritiva, de revisão, do tipo levantamento bibliográfico. Analisa os resumos de 459 produções acadêmicas, identificando as características das pesquisas realizadas sobre o PIBID no Brasil. Os resultados apontam características relacionadas à produção acadêmica sobre o PIBID; procedência das pesquisas por área; procedência das pesquisas por regiões do país; técnicas de geração de dados; sujeitos participantes; e temáticas recorrentes. Também são indicados desafios identificados pelas autoras às futuras investigações sobre o tema.

Palavras-chave: Desenvolvimento profissional docente; Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID; Formação inicial de professores.

 

Abstract

This study analyses how the Institutional Scholarship Program for Teaching Initiation (PIBID) has been addressed in dissertations and thesis carried out in Graduate Programs in Brazil, published in the Brazilian Digital Library of Dissertations and Thesis (BDTD). The quantitative nature investigation is characterized as bibliographic research, as state-of-the-art type, and analyses quantitively the abstracts of 459 academic studies. Thus, this study identifies how abstracts are characterized, and points out tendencies, also making inferences about investigations regarding PIBID. The results indicate the studies' aspects and suggest challenges for future researches concerning this theme.

Keywords: Teacher professional development; Institutional Scholarship Program for Teaching Initiation – PIBID; Initial teacher education.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cleide dos Santos Pereira Sopelsa

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGE FURB

Mestrado em Educação pela Universidade Regional de Blumenau – FURB

Integrante do Grupo de Pesquisa Formação de Professores e Práticas Educativas – GPFORPE. E-mail: cleidesopelsa@yahoo.com.br Orcid:  https://orcid.org/0000-0002-4957-7834

Isabelle Santos

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação-FURB.

Integrante do Grupo de Pesquisa Formação de Professores e Práticas Educativas – GPFORPE. E-mail: iiisaabelly@gmail.com Orcid: https://orcid.org/0000-0002-4798-6466

 

Rita Buzzi Rausch

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP (2008) e Pós-Doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC (2019).

Líder do GPFORPE - Grupo de Pesquisas sobre Formação de Professores e Práticas Educativas. Professora e Pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Regional de Blumenau-FURB e no Programa de Pós-Graduação da Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE. E-mail: ritabuzzirausch@gmail.com

Orcid: https://orcid.org/0000-0002-9413-4848 

 

Downloads

Publicado

04/03/2021
Métricas
  • Visualizações do Artigo 249
  • pdf downloads: 151

Como Citar

DOS SANTOS PEREIRA SOPELSA, C.; SANTOS, I.; RAUSCH, R. B. Características das pesquisas sobre o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID): Characteristics of researchs on the Institutional Program for Teaching Initiation Scholarships (PIBID) . Revista Cocar, [S. l.], v. 15, n. 31, 2021. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/3873. Acesso em: 6 maio. 2024.