O músico que se torna professor: projeto de vida ou eventualidade? Um estudo luso-brasileiro

The musician who becomes a teacher: life project or eventuality? A luso-brazilian study

Autores

Resumo

Este artigo é um recorte de uma pesquisa de pós-doutoramento realizado na Universidade de Lisboa. O estudo busca compreender de que modo músicos brasileiros e músicos portugueses se tornaram professores, ao expor a forma como os acontecimentos de suas histórias de vida interferiram, motivaram esta escolha. Optou-se pelas entrevistas narrativas, em estima de ser este um processo pujante no aprofundamento das investigações que se alicerçam a partir de contextos sócio históricos. Os dados demonstram que o processo de se tornar professor se dá por uma série de eventos socioeconômicos e socioculturais, sobrepujando motivação intrínseca. Aqui se tornam pedras fundamentais neste arcabouço teórico acerca das histórias de vida Josso (2006), Souza (2008), Nóvoa (1992) e Abreu (2011). Nos abalizam acerca dos saberes da experiência Cavaco (2009) e Bondía (2002).  

Palavras-chave: Profissionalização docente em música. Narrativas de profissionalização. Histórias de vida.

 

Abstract

This article is a cutout from a post-doctoral research conducted at the University of Lisbon. The study seeks to understand how Brazilian musicians and Portuguese musicians became teachers, by exposing how the events of their life stories interfered, motivated this choice. The choice of narrative interviews was made, in the estimation that this is a vigorous process in the deepening of the investigations that are based on socio-historical contexts. The data show that the process of becoming a teacher takes place through a series of socioeconomic and socio-cultural events, overcoming intrinsic motivation. Here they become fundamental stones in this theoretical framework about the life stories Josso (2006), Souza (2008), Nóvoa (1992) and Abreu (2011). We are informed about the knowledge of the Cavaco (2009) and Larrosa (2002) experiences.

Keywords: Professionalization of music teachers. Narratives of professionalization. Alterity and recognition.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Anderson Brasil

Pós-doutorado em Educação pela Universidade de Lisboa (ULisboa). Doutorado em Música pela Universidade Federal da Bahia, Mestrado e Graduação em Música pela mesma instituição. Professor Adjunto na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Líder do Grupo de pesquisa ECOMUSPP - Ecologia, Música e Práticas Pedagógicas. Pesquisa sobre os seguintes temas: Educação Musical, desigualdade social e projetos sociais. Cantor, compositor e instrumentista, teve algumas de suas canções gravadas em CDs de alguns dos maiores festivais de música do Brasil.

ORCID: https://orcid.org/0000-0002-8132-4204 E-mail: sonsbrasil@gmail.com

Ana Paula Viana Caetano

Professora Associada do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. É doutorada em Ciências da Educação e Mestra em Ciências da Educação - Psicologia da Educação. Coordena o grupo de Investigação Curricular e Formação de Professores, bem como o Doutoramento em Educação, especialidade de Formação e Supervisão de Professores e o Mestrado em Educação e Formação, com especialização em Desenvolvimento Social e Cultural.

ORCID: https://orcid.org/0000-0003-2481-5215 E-mail: apcaetano@ie.ulisboa.pt

 

Ana Luísa Fernandes Paz

Doutorado em Educação no Instituto de Educação da Universidade Lisboa. Mestre em Sociologia pela Universidade Nova de Lisboa e licenciada em História pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Atua na Pós-Graduação em Pedagogia para o Ensino Superior (Instituto de Educação da Universidade de Lisboa). É professora assistente no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa e investigadora na UIDEF - Unidade de Investigação da Universidade de Lisboa. Recebeu 3 prêmios e/ou menções honrosas.

ORCID: https://orcid.org/0000-0003-4848-8183 E-mail: apaz@campus.ul.pt

Downloads

Publicado

04/03/2021
Métricas
  • Visualizações do Artigo 279
  • pdf downloads: 147

Como Citar

BRASIL, A.; CAETANO, A. P. V. .; PAZ, A. L. F. . O músico que se torna professor: projeto de vida ou eventualidade? Um estudo luso-brasileiro: The musician who becomes a teacher: life project or eventuality? A luso-brazilian study. Revista Cocar, [S. l.], v. 15, n. 31, 2021. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/3865. Acesso em: 6 maio. 2024.