A experimentação no ensino de ciências: compreensões e práticas de professores de escolas indígenas

Experimentation in teaching science: understanding and practices of teachers from indigenous school education

Autores

Resumo

Este trabalho teve como objetivo identificar e analisar as compreensões e possibilidades da experimentação para o ensino de Ciências em escolas do campo. A abordagem é de natureza qualitativa e o instrumento de pesquisa foi um questionário respondido pelos participantes, professores da área de Ciências da Natureza de três escolas indígenas do Rio Grande do Sul. Os resultados apontam a ausência do desenvolvimento de experimentação nas aulas de ciências, justificada pelos professores pela falta de conhecimento, tempo e condições materiais. Neste trabalho foi possível identificar, refletir e discutir as possibilidades e desafios da experimentação no ensino de Ciências da Natureza no contexto de escolas do campo e indígenas.

Palavras-chave: Educação do Campo; Ciências da Natureza; Docência.

 

 

Abstract

The objective of this article is to identify and to analyze the understandings and possibilities of experimenting teaching Science in country school. The approach is qualitative and the research tool was a questionnaire answered by the participants that were teachers from Nature Science from three Indigenous schools from the state of Rio Grande do Sul.  The results show that the absent of development of experimentation in teaching science, justified by teachers as a lack of knowledge, time and teaching material. In this work, it was possible to identify, reflect and discuss the possibilities and challenges of experimentation in teaching Nature science in the context of country and Indigenous schools.

Key-words: Countryside Education; Science Nature; Teaching.

               

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lucimara Teresinha dos Santos, Universidade Federal da Fronteira Sul

Graduada no curso Interdisciplinar em Educação do Campo: Ciências da Natureza Licenciatura pela Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Erechim/RS. Email: lucitsantos90@gmail.com ORCID: https://orcid.org/0000-0002-0800-073X

Sinara München, UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL

Doutora em Educação em Ciências pela Universidade Federal de Santa Maria. Professora na Universidade Federal da Fronteira Sul, atua no curso Interdisciplinar em Educação do Campo: Ciências da Natureza no Campus Erechim/RS e no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências no Campus Cerro Largo/RS. Email: sinaramunchen@gmail.com ORCID: https://orcid.org/0000-0001-6163-9308

Downloads

Publicado

01/01/2021
Métricas
  • Visualizações do Artigo 292
  • pdf downloads: 376

Como Citar

DOS SANTOS, L. T.; MÜNCHEN, S. A experimentação no ensino de ciências: compreensões e práticas de professores de escolas indígenas: Experimentation in teaching science: understanding and practices of teachers from indigenous school education . Revista Cocar, [S. l.], v. 15, n. 31, 2021. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/3849. Acesso em: 22 dez. 2024.