Neurociências aplicadas à educação: uma análise metodológica

Neuroscience apply to education: a methodological analysis

Autores

Resumo

Este artigo apresenta dados obtidos em uma formação continuada ocorrida no município de Farroupilha/RS, ofertada aos docentes do quarto e quinto ano da Rede Municipal de Ensino. Objetiva-se com este estudo destacar a relação das Neurociências com a prática em sala de aula e suas possíveis metodologias. Para a elaboração desta pesquisa, utilizou-se de uma abordagem metodológica mista, onde o escopo qualitativo se deu através de revisões bibliográficas e o escopo quantitativo se deu através de pesquisa de campo e de questionários pré e pós-teste. Os resultados comparativos entre os questionários apontam que os docentes modificaram alguns conceitos acerca das metodologias utilizadas em sala de aula, revelando que houve reflexão e relação destas com as neurociências.

Palavras-chave: Neurociências; Formação docente; Metodologia.

 

 

Resumo

This article presents data obtained in a continuous training that occurred in the municipality of Farroupilha/RS, offered to teachers in the fourth and fifth year of the Municipal Education Network. The objective of this study is to highlight the relationship between Neurosciences and classroom practice and its possible methodologies. For the elaboration of this research, it used a mixed methodological approach, where the qualitative scope was through bibliographic reviews and the quantitative scope was through field research and pre- and post-test questionnaires. The comparative results between the questionnaires indicate that the teachers modified some concepts about the methodologies used in the classroom, revealing that there was reflection and relationship of these with neurosciences.

Keywords: Neuroscience; Teacher training; Methodology.

 

 

 

 

 

Biografia do Autor

Pauline Henriques Calabria, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Licenciada em Pedagogia pela Faculdade CNEC Farroupilha. Mestranda pertencente ao Programa de Pós-Graduação Em Educação em Ciências - Química da Vida e Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Orcid: https://orcid.org/ 0000-0001-7578-5373 E-mail: pauline.calabria@gmail.com

Márcia Finimundi Nóbile, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Doutora em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professora do Programa de Pós-Graduação Em Educação em Ciências – Química da Vida e Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Orcid: https://orcid.org/0000-0001-7434-3661 E-mail: marciafinimundi@gmail.com

Downloads

Publicado

01/01/2021