Humanização do parto: tendências e contribuições da literatura.

Humanización del parto: tendencias y aportes de la literatura

Autores

Resumo

Este estudo objetivou realizar um levantamento bibliográfico acerca da humanização do parto. Pesquisa exploratória, descritiva. Os dados foram encontrados em bases de dados de bibliotecas virtuais, BVS, LILACS, BIREME, SCIELO. Catalogados 37 artigos, e utilizados 25 para este estudo, correspondentes ao período de 2000 a 2017. Observou-se que o termo humanização vem aparecendo na primeira década do século XXI com bastante frequência na literatura de saúde. No processo da assistência ao parto, a busca por uma assistência humanizada tem um papel importante no resgate dos direitos e valores da mulher, quase sempre deixados de lado, após a mecanização do parto.  O estudo possibilitou conhecer tendências e contribuições positivas acerca da humanização, como a participação da mulher e da família na compreensão do nascer, o papel do enfermeiro no pré-natal, parto e nascimento. Considera-se, necessário implementar a educação permanente e continuada dos processos de trabalho, para efetivar a humanização.

 Palavras-chave: Humanização do parto; Enfermagem; Contribuições.

 

                                                                                                                                                         

Resumen

Este estudio tuvo como objetivo realizar una encuesta bibliográfica sobre la humanización del parto. Investigación exploratoria, descriptiva. Los datos fueron encontrados em bases de datos de bibliotecas virtuales, BVS, LILACS, SCIELO. Se catalogaron 37 artículos y para este estúdio se utilizaron 25, correspondientes al período 2000-2017. Se observó que el término humanización ha venido apareciendo em la primera década del siglo XXI con bastante frecuencia em la literatura sanitaria. En el proceso de atención al parto, la búsqueda de cuidados humanizados juega un papel importante em el rescate de los derechos y valores de la mujer, que casi siempre son desatendidos luego de la mecanización del parto. El estudio permitió conocer tendencias y aportes positivos sobre la humanización, como la participación de la mujer y la família em la comprensión del parto, el papel de la enfermera en la atención prenatal, el parto y el parto. Se considera necesario implementar la educación permanente y continua de los procesos de trabajo, para lograr la humanización.

Keywords: Humanización del parto; Enfermería; Contribuciones.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Erli Marta Reis da Silva, Universidade do Estado do Pará

Professora Substituta da Universidade do Estado do Pará – UEPA. Mestre em Ciências da Saúde pela Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo (EEUSP). Especialista em Gestão nas Clínicas de Saúde pelo Instituto de Ensino e Pesquisa (IEP) Sírio Libanês. Enfermeira graduada pelo Instituto Esperança de Ensino Superior (IESPES). Preceptora de Estágio Supervisionado em Saúde Coletiva e Obstétrica. Áreas de conhecimento: Saúde da Mulher; Assistência imediata ao neonato; Assistência ao pré-natal de baixo risco; Parto e nascimento. E-mail: enf_erli@alumni.usp.gov.br.  

Lattes: http://lattes.cnpq.br/8819353904992770 ORCID: https://orcid.org/0000-0001.9808-4844.

Maria Elizete Diniz dos Santos, UEPA

Professora Preceptora da Universidade do Estado do Pará – UEPA. Especialista em Unidade de Terapia Intensiva pela Universidade Federal do Pará (UFPA) e em Saúde da Família pela Universidade do Estado do Pará (UEPA). Enfermeira graduada pelas Faculdades Integradas do Tapajós (FIT). Preceptora em Estágio Supervisionado em Clínica Cirúrgica, Clínica Pediátrica, Urgência e Emergência, e Unidade de Terapia Intensiva.

E-mail: melizetediniz@bol.com.br. Lattes:  http://lattes.cnpq.br/3176454067262179.

Link ORCID: https://orcid.org/0000-0001-7047-0962.

Rayane Nascimento dos Santos, IESPES

Graduada no curso Bacharel em Enfermagem pelo Instituto Esperança de Ensino Superior (IESPES). E-mail: rayane-stm1@live.com. Lattes: http://lattes.cnpq.br/7037869409697609.

Link ORCID: https://orcid.org/0000-0001-6003-1915.

Downloads

Publicado

01/01/2021
Métricas
  • Visualizações do Artigo 330
  • pdf downloads: 599

Como Citar

REIS DA SILVA, E. M.; DINIZ DOS SANTOS, M. E. .; NASCIMENTO DOS SANTOS, R. . Humanização do parto: tendências e contribuições da literatura. : Humanización del parto: tendencias y aportes de la literatura. Revista Cocar, [S. l.], v. 15, n. 31, 2021. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/3804. Acesso em: 25 abr. 2024.