O teatro como modo de educação e participação nas culturas do escrito em Caetité-Bahia, no início do século XX

Theater as a way of education and participation in the cultures of writing in Caetité-Bahia, at the beginning of the 20th century

Autores

  • Francielly Keyse Martins Fernandes franciellykeyse@gmail.com
  • Joseni Pereira Meira Reis josenimeira@gmail.com

Resumo

Este artigo busca investigar o lugar do teatro como uma instância de educação, bem como de produção e circulação do escrito e da oralidade para a população de Caetité, percebendo como se dava a participação dos sujeitos e mapeando os tipos de apresentações que foram exibidas nesse espaço. O jornal A Penna e os relatos de memorialistas foram as fontes documentais utilizadas na pesquisa e se encontram no Arquivo Público Municipal da cidade. A pesquisa evidenciou aspectos da história da educação e da cultura escrita, ainda pouco estudados, ao mostrar o teatro como uma instância não escolar que possibilitou a produção, circulação e socialização de práticas educativas, de materiais escritos e da oralidade em Caetité, nas primeiras décadas do século XX.

Palavras-chave: Teatro; Cultura escrita; Práticas educativas.

 

Abstract

This paper seeks to investigate the place of theater as an instance of education, as well as production and circulation of writing and orality for the people of Caetité, realizing how the subjects participated and mapping the types of presentations that were displayed in this space. The newspaper A Penna and the reports of memorialists were the documentary sources used in the research and can be found in the city's Public Archives. The research showed aspects of the history of education and written culture, still little studied, that demonstrates the theater as a non-school instance that enabled the production, circulation and socialization of educational practices and written materials and orality in Caetité, in the first decades of the 20th century.

Keywords: Theater; Written culture; Educational practices.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francielly Keyse Martins Fernandes

Graduanda em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia – Campus XII. Participa do grupo de Estudos e Pesquisa Paulo Freire (NEPE), bolsista de Iniciação Científica (PICIN).

E-mail: franciellykeyse@gmail.com     Orcid: https://orcid.org/0000-0002-6773-0935

Joseni Pereira Meira Reis

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais. Professora Assistente da Universidade do Estado da Bahia onde atua na graduação e nos cursos de especialização lato sensu. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Cultura Escrita (Fae-UFMG) e do Núcleo de Estudo, Pesquisa e Extensão Paulo Freire (Nepe). Desenvolve pesquisas na área de história da educação e da história da leitura e da escrita.

E-mail: josenimeira@gmail.com     Orcid: http://orcid.org/0000-0003-3147-8106

Downloads

Publicado

05/03/2021
Métricas
  • Visualizações do Artigo 527
  • pdf downloads: 238

Como Citar

MARTINS FERNANDES, F. K.; PEREIRA MEIRA REIS, J. O teatro como modo de educação e participação nas culturas do escrito em Caetité-Bahia, no início do século XX: Theater as a way of education and participation in the cultures of writing in Caetité-Bahia, at the beginning of the 20th century. Revista Cocar, [S. l.], v. 15, n. 31, 2021. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/3774. Acesso em: 22 dez. 2024.