Perfil de formação e atuação do profissional de engenharia: (des)caminhos para a adequação sociotécnica

Training and performance profile of engineering professional: pathways to socio technical appropriateness

Autores

  • Leandro Bordin lbordin@uffs.edu.br

Resumo

O trabalho apresenta e discute os elementos considerados por professores engenheiros como essenciais na formação e atuação dos profissionais de engenharia. Considerando uma abordagem qualitativa os dados e informações foram construídos por meio de entrevistas semiestruturadas com 29 (vinte e nove) professores de 5 (cinco) cursos de engenharia da Universidade Federal da Fronteira Sul e as análises e categorizações foram realizadas usando a metodologia de Análise de Conteúdo. A prevalência de concepções tradicionais acerca do processo educativo e da prática profissional, num lócus de pesquisa empírica que apresenta profícuas possibilidades de desenvolvimento de Tecnologias Sociais, reforça a falta de entendimento e comprometimento acerca do papel social da engenharia e revela a dificuldade de superação de modelos formativos historicamente consolidados.

Palavras-chave: Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS); Educação em engenharia; Tecnologia Social.

 

 

Abstract

This work presents and discusses the elements considered by engineering teachers as essential in the educational process and in the professional practice of Engineering. Taking into consideration a qualitative approach, the data were constructed through semi-structured interviews with 29 professors from 5 engineering courses at Universidade Federal da Fronteira Sul and the analyses and subcategorizations were conducted via use of the Analysis of Content methodology. The prevalence of traditional conceptions about the educational process and professional practice in a locus of empirical research that presents meaningful possibilities for the development of Social Technologies, reinforces the lack of understanding and commitment around the social role of Engineering and reveals the difficulty of overcoming formative models historically consolidated.

Keywords: Science, Technology and Society (STS); Education in engineering; Social Technology.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leandro Bordin

Engenheiro Civil, Mestre em Engenharia Civil, Doutor em Educação Científica e Tecnológica. Professor da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), campus Chapecó/SC. Realiza trabalhos e pesquisas sobre as implicações sociais da ciência e da tecnologia no âmbito da educação tecnológica e, especialmente, da educação em engenharia.

Endereço eletrônico: lbordin@uffs.edu.br  Orcid: https://orcid.org/0000-0002-4703-6671

 

Downloads

Publicado

04/03/2021
Métricas
  • Visualizações do Artigo 144
  • pdf downloads: 156

Como Citar

BORDIN, L. Perfil de formação e atuação do profissional de engenharia: (des)caminhos para a adequação sociotécnica: Training and performance profile of engineering professional: pathways to socio technical appropriateness . Revista Cocar, [S. l.], v. 15, n. 31, 2021. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/3771. Acesso em: 3 jul. 2024.