A reestruturação do trabalho, educação flexível e políticas de formação de professores

Restructuring work, flexible education and teacher training policies

Autores

Resumo

Este artigo objetiva compreender de que forma os processos políticos e econômicos contemporâneos impulsionam mudanças sociais tais quais as alterações no mundo do trabalho, de modo a relacionar essas novas tendências com as reformas de cunho neoliberal promovidas nas áreas da educação e ensino. Para tanto, analisamos a formação de professores na sua intrínseca relação com as alterações introduzidas pela reestruturação produtiva e organizacional do mundo trabalho. Demonstramos que as propostas de formação de professores acompanham as atuais configurações do mundo do trabalho, flexibilizando o trabalho do professor e as reformas do ensino enquanto estratégias para criar uma geração de trabalhadores também flexíveis aos interesses do mercado de trabalho. Evidencia-se a desconstrução do professor detentor de conhecimentos científicos, em detrimento do ensino das Ciências e da criticidade.

Palavras-chave: Reestruturação produtiva; Formação de professores; Educação flexível.

 

Abstract

This paper aims to understand how contemporary political and economic processes drive social changes such as changes in the world of work, in order to relate these new trends to the neoliberal reforms promoted in the areas of education and teaching. To this end, we analyze teacher training in its intrinsic relationship with the changes introduced by the productive and organizational restructuring of the work world. We demonstrate that the teacher training proposals follow the current configurations of the world of work, making the teacher's work more flexible and teaching reforms as strategies to create a generation of workers who are also flexible to the interests of the labor market. The deconstruction of the teacher with scientific knowledge is evident, to the detriment of science teaching and criticality.

Keywords: Productive restructuring; Teacher training; Flexible education.

 

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Biografia do Autor

Karla Cristina Prudente Pereira, Centro Universitário UniFATECIE

Graduada em Pedagogia e Mestre em Ensino. Atua como professora do curso de Pedagogia no Centro Universitário UniFATECIE. E-mail: karlacprudente@hotmail.com

Orcid: https://orcid.org/0000-0002-3700-2443

Renan Bandeirante de Araújo, Universidade Estadual do Paraná – Campus de Paranavaí

Graduado em História, Mestre e Doutor em Sociologia. Atua como professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino: Formação Docente Interdisciplinar da Universidade Estadual do Paraná – Campus de Paranavaí. E-mail: renanbandeirante@gmail.com

Orcid: https://orcid.org/0000-0001-6199-1061

Adrian Soleto Valencia, Facultad de Ciencias Politicas y Sociales de la UNAM

Graduado em Sociologia, Mestre e Doutor em Estudos Latinoamericanos. Atua como professor definitivo no Centro de Estudios Latinoamericanos (CELA) na Facultad de Ciencias Politicas y Sociales de la UNAM. E-mail: adriansotelo@politicas.unam.mx

Orcid: http://orcid.org/0000-0002-2792-6052

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Publicado

01/05/2021
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Como Citar

PRUDENTE PEREIRA, K. C.; BANDEIRANTE DE ARAÚJO, R.; SOLETO VALENCIA, A. A reestruturação do trabalho, educação flexível e políticas de formação de professores: Restructuring work, flexible education and teacher training policies . Revista Cocar, [S. l.], v. 15, n. 32, 2021. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/3769. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos