Aprender com modelagem: expressão de diferentes profissionais em seus processos criativos
Learning with modelling: expression of different professionals in their creative processes
Resumo
Este artigo é recorte de uma tese, e objetiva compreender como se expressam as pessoas durante processos criativos, analisando suas relações e comparando aos procedimentos de modelagem na educação. Constatou-se, por meio de entrevista com cinco profissionais de diferentes ramos que estes procedimentos possuem estreita ligação. A metodologia utilizada foi o mapeamento na pesquisa educacional. Como resultados apresentam-se as categorias: Intenção – momento em que há a escolha da temática a ser desenvolvida; Projeção – familiarização com o assunto, busca por subsídios; Criação – elaboração dos primeiros esboços e criação do modelo; e Produto – validação e avaliação do modelo criado. A análise possibilitou tecer considerações e recomendações acerca da educação, e sugerem-se maneiras de utilizar o “aprender com modelagem” como alternativa pedagógica para qualquer ano de escolarização e qualquer disciplina.
Palavras-chave: Modelagem na Educação; Processos Criativos; Aprender com Modelagem.
Abstract
This article is part of a thesis, and aims to understand how people express themselves during creative processes, analyzing their relationships and comparing them to the modelling procedures in education. It was found, through an interview with five professionals from different branches, that these procedures are closely linked. The methodology used was mapping in educational research. As results the categories are presented: Intention - moment when there is the choice of the theme to be developed; Projection - familiarization with the subject, search for subsidies; Creation - elaboration of the first sketches and creation of the model; and Product - validation and evaluation of the model created. The analysis made it possible to make considerations and recommendations about education, and ways of using “learning with modeling” as a pedagogical alternative for any school year and any discipline are suggested.
Keywords: Modelling in Education; Creative Processes; Learning with Modelling.
Downloads
Downloads
Publicado
- Visualizações do Artigo 211
- pdf downloads: 195