Aprender com modelagem: expressão de diferentes profissionais em seus processos criativos

Learning with modelling: expression of different professionals in their creative processes

Autores

  • Zulma Elizabete de Freitas Madruga Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB https://orcid.org/0000-0003-1674-0479
  • Valderez Marina do Rosário Lima Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS

Resumo

Este artigo é recorte de uma tese, e objetiva compreender como se expressam as pessoas durante processos criativos, analisando suas relações e comparando aos procedimentos de modelagem na educação. Constatou-se, por meio de entrevista com cinco profissionais de diferentes ramos que estes procedimentos possuem estreita ligação. A metodologia utilizada foi o mapeamento na pesquisa educacional. Como resultados apresentam-se as categorias: Intenção – momento em que há a escolha da temática a ser desenvolvida; Projeção – familiarização com o assunto, busca por subsídios; Criação – elaboração dos primeiros esboços e criação do modelo; e Produto – validação e avaliação do modelo criado. A análise possibilitou tecer considerações e recomendações acerca da educação, e sugerem-se maneiras de utilizar o “aprender com modelagem” como alternativa pedagógica para qualquer ano de escolarização e qualquer disciplina.

Palavras-chave: Modelagem na Educação; Processos Criativos; Aprender com Modelagem.

 

 

Abstract

This article is part of a thesis, and aims to understand how people express themselves during creative processes, analyzing their relationships and comparing them to the modelling procedures in education. It was found, through an interview with five professionals from different branches, that these procedures are closely linked. The methodology used was mapping in educational research. As results the categories are presented: Intention - moment when there is the choice of the theme to be developed; Projection - familiarization with the subject, search for subsidies; Creation - elaboration of the first sketches and creation of the model; and Product - validation and evaluation of the model created. The analysis made it possible to make considerations and recommendations about education, and ways of using “learning with modeling” as a pedagogical alternative for any school year and any discipline are suggested.

Keywords: Modelling in Education; Creative Processes; Learning with Modelling.

           

Biografia do Autor

Zulma Elizabete de Freitas Madruga, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB

Doutora em Educação em Ciências e Matemática (PUCRS). Professora adjunta de Ensino de Matemática no Centro de Formação de Professores da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) – Amargosa, Bahia. Professora do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). E-mail: betemadruga@ufrb.edu.br.  Orcid: 0000-0003-1674-0479.

Valderez Marina do Rosário Lima, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS

Doutora em Educação (PUCRS). Professora adjunta da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, com atividades docentes no Curso de Pedagogia da Escola de Humanidades. É professora permanente dos Programas de Pós-Graduação em Educação (Escola de Humanidades) e em Educação em Ciências e Matemática (Escola de Ciências). E-mail: valderez.lima@pucrs.br. Orcid: 0000-0002-2676-5840.

 

Downloads

Publicado

01/01/2021