Aprendizagens de futuros professores no contexto de um grupo colaborativo de Educação Matemática nos anos iniciais

Autores

Resumo

Pautados em resultados de uma pesquisa de mestrado em Educação Matemática, apontamos reflexões acerca da trajetória de quatro licenciandos e suas percepções sobre as aprendizagens no "Grupo de Práticas Colaborativas em Educação Matemática nos anos iniciais" (GPCEMai-UFMS). O referencial teórico discute o lugar da Matemática no curso de Pedagogia e o papel dos grupos colaborativos na formação docente. Em termos metodológicos, com uma abordagem qualitativa, recorremos aos dados produzidos via roteiros de entrevistas semiestruturados que buscaram compreender as contribuições das interações para o aprender/ensinar. Da análise, concluímos que faz-se preciso investir em ações formativas que possibilitem o protagonismo do futuro professor em uma interlocução teoria e prática mediada pelo diálogo entre Universidade e escola, as quais possam contribuir para experiências pré-profissionais.

Abstract

Based on the results of a master's research in Mathematics Education, we point out reflections on the trajectory of four undergraduate students and their perceptions about learning in the "Group of Collaborative Practices in Mathematics Education in the early years" (GPCEMai-UFMS). The theoretical framework discusses the place of Mathematics in the Pedagogy course and the role of collaborative groups in teacher education. In methodological terms, with a qualitative approach, we resorted to data produced via semi-structured interview scripts that sought to understand the contributions of interactions to learn/teach. From the analysis, we conclude that it is necessary to invest in training actions that allow the protagonism of the future teacher in a dialogue between theory and practice mediated by the dialogue between University and school, which can contribute to pre-professional experiences.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcielli de Lemos Cremoneze, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS.

Mestra em Educação Matemática pelo Instituto de Matemática da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – INMA/UFMS, Campo Grande-MS. Licenciada em Pedagogia pela UFMS Campus Naviraí (CPNV). Integrante do "MANCALA – Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática, Cultura e Formação Docente" (CNPq/UFSCar). E-mail: marciellicremoneze@hotmail.com ORCID: https://orcid.org/0000-0002-9787-3419

Klinger Teodoro Ciríaco, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar, São Carlos-SP.

Ph.D. em Psicologia da Educação Matemática pela UNESP de Bauru; Doutor e Mestre em Educação pela UNESP de Presidente Prudente-SP. Professor Adjunto do Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas – DTPP – do Centro de Educação e Ciências Humanas – CECH – da Universidade Federal de São Carlos – UFSCar, São Carlos-SP. Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática do Instituto de Matemática da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – INMA/UFMS, Campo Grande-MS. Líder do "MANCALA – Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática, Cultura e Formação Docente" (CNPq/UFSCar). E-mail: klinger.ciriaco@ufscar.br ORCID: https://orcid.org/0000-0003-1694-851X

Downloads

Publicado

09/12/2020
Métricas
  • Visualizações do Artigo 183
  • pdf downloads: 178

Como Citar

DE LEMOS CREMONEZE, M.; TEODORO CIRÍACO, K. Aprendizagens de futuros professores no contexto de um grupo colaborativo de Educação Matemática nos anos iniciais. Revista Cocar, [S. l.], v. 14, n. 30, 2020. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/3760. Acesso em: 26 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos