Aprendizagens de futuros professores no contexto de um grupo colaborativo de Educação Matemática nos anos iniciais
Resumo
Pautados em resultados de uma pesquisa de mestrado em Educação Matemática, apontamos reflexões acerca da trajetória de quatro licenciandos e suas percepções sobre as aprendizagens no "Grupo de Práticas Colaborativas em Educação Matemática nos anos iniciais" (GPCEMai-UFMS). O referencial teórico discute o lugar da Matemática no curso de Pedagogia e o papel dos grupos colaborativos na formação docente. Em termos metodológicos, com uma abordagem qualitativa, recorremos aos dados produzidos via roteiros de entrevistas semiestruturados que buscaram compreender as contribuições das interações para o aprender/ensinar. Da análise, concluímos que faz-se preciso investir em ações formativas que possibilitem o protagonismo do futuro professor em uma interlocução teoria e prática mediada pelo diálogo entre Universidade e escola, as quais possam contribuir para experiências pré-profissionais.
Abstract
Based on the results of a master's research in Mathematics Education, we point out reflections on the trajectory of four undergraduate students and their perceptions about learning in the "Group of Collaborative Practices in Mathematics Education in the early years" (GPCEMai-UFMS). The theoretical framework discusses the place of Mathematics in the Pedagogy course and the role of collaborative groups in teacher education. In methodological terms, with a qualitative approach, we resorted to data produced via semi-structured interview scripts that sought to understand the contributions of interactions to learn/teach. From the analysis, we conclude that it is necessary to invest in training actions that allow the protagonism of the future teacher in a dialogue between theory and practice mediated by the dialogue between University and school, which can contribute to pre-professional experiences.
Downloads
Downloads
Publicado
- Visualizações do Artigo 183
- pdf downloads: 178