Corporeidade aprendente na escola: por uma abordagem fenomenológica em educação

Autores

Resumo

Ao propormos a reflexão da Educação Escolar sobre o enfoque de atitudes fenomenológicas, vislumbramos tecer argumentos pautados na corporeidade aprendente sinalizando para um ato educativo sensível, humano e significativo. Assim, este artigo de abordagem qualitativa e cunho bibliográfico, é composto por dois momentos. O primeiro intitulado “Escola de ontem/hoje: corpo ausente” traça os modos como o corpo foi silenciado por práticas educativas alicerçadas no paradigma cartesiano, o qual desconsidera manifestações inerentes do ser humano como o sentir e agir, componentes da motricidade necessários para uma educação integral. No segundo momento “Escola do amanhã: corporeidade aprendente”, propormos o enfoque fenomenológico a partir da visão de uma educação escolar para a totalidade do ser humano, configurando a escola como espaço educativo sensível e amplamente favorável à formação humana.

Resúmen

Cuando proponemos la reflexión de la Educación Escolar sobre el enfoque de las actitudes fenomenológicas, vislumbramos tejer argumentos basados en la corporeidad aprendiente, señalando un acto educativo sensible, humano y significativo. Así, este artículo de enfoque cualitativo y carácter bibliográfico, está compuesto por dos momentos. El primero, titulado "Escuela de ayer/hoy: el cuerpo ausente" traza las formas en que el cuerpo ha sido silenciado por las prácticas educativas basadas en el paradigma cartesiano. , que desconoce las manifestaciones inherentes al ser humano como sentir y actuar, componentes de la motricidad necesaria para una educación integral. En el segundo momento "Escuela del mañana: corporeidad aprendiente", proponemos el enfoque fenomenológico desde la visión de una educación escolar para la totalidad del ser humano, configurando la escuela como un espacio educativo sensible y ampliamente favorable a la formación humana

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Carlos dos Santos, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Doutorando em Educação pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Mestre em Educação Física pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Professor colaborador no Departamento de Ciências do Esporte da Universidade Federal do Triângulo Mineiro. Pós-graduando em Docência pelo IFMG e Pós-Graduando em Pedagogia Universitária pela UFTM. Pesquisador - membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Corporeidade e Pedagogia do Movimento – NUCORPO.

Email: jcprofedf@gmail.com Orcid: 0000-0003-0283-0289   https://orcid.org/0000-0003-0283-0289

Laudeth Alves dos Reis, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal do Triângulo, Mineiro Mestre em Educação pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro. Pedagoga pela Universidade de Uberaba (1997). Área de Especializações: Psicopedagogia Institucional, Universidade de Iguaçu (1999); Educação Profissional e Tecnológica Inclusiva/IFTM (2020). Atua como Pedagoga no Centro Socioeducativo de Uberaba - CSEUR. Professora Convidada do Curso de Especialização em Psicopedagogia EAD e Semi-presencial (UNIUBE). Pesquisadora - membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Corporeidade e Pedagogia do Movimento - NUCORPO. Email: laudeth.alves@oulook.com orcid: 0000-0002-3585-065X

Wagner Wey Moreira, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Doutor em Psicologia da Educação e Livre Docente pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP/SP. Docente do Departamento de Ciências do Esporte e do Programa de Mestrado e Doutorado em Educação da Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM/MG. Bolsista de Produtividade em Pesquisa em Educação / CNPq. Líder do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Corporeidade e Pedagogia do Movimento - NUCORPO.

Email: weymoreira@uol.com.br Orcid: 0000-0002-3705-9319

Downloads

Publicado

09/12/2020
Métricas
  • Visualizações do Artigo 361
  • pdf downloads: 240

Como Citar

DOS SANTOS, J. C.; ALVES DOS REIS, L. .; WEY MOREIRA, W. Corporeidade aprendente na escola: por uma abordagem fenomenológica em educação. Revista Cocar, [S. l.], v. 14, n. 30, 2020. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/3745. Acesso em: 21 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos