Indução profissional de professores: o entre-lugar de constituição da identidade docente
Professional induction of teachers: the in-between space of constitution of the teaching identity
Resumo
O artigo constitui-se de um recorte de uma investigação empírica com o objetivo de compreender se as condições, características e contextos do exercício profissional possibilitam a indução, permanência e o desenvolvimento profissional de docentes iniciantes. Coletou-se dados a campo, por meio de entrevista semiestruturada junto a quinze professores da Educação Básica das redes de ensino pública e privada. A análise dos dados segue a perspectiva de conteúdo e a orientação teórica/metodológica crítico-dialética. Os resultados sinalizam a necessidade de pensar princípios que possam balizar a mudança na formação e na indução profissional do professor com formação inicial consistente, forte base teórica e imersão na realidade; criar e desenvolver programas de inserção profissional; gestar e implementar políticas de valorização e reconhecimento do trabalho dos docentes.
Palavras-chave: Professor iniciante; Indução profissional; Desenvolvimento profissional.
Abstract
The article is an excerpt from an empirical investigation with the objective of investigating whether the conditions, characteristics and contexts of professional practice enable the induction, permanence and professional development of beginning teachers. Field data were collected through a semi-structured interview with fifteen Basic Education teachers. Data analysis followed the content perspective and the critical-dialectical theoretical / methodological orientation. The results indicate the need to think about principles that can guide the change in teacher training and professional induction with consistent initial training, with a strong theoretical basis and immersion in reality; create and develop professional insertion programs; to manage and implement policies for professional valorization and recognizing the work of teachers.
Keywords: Beginner teacher; Professional induction; Professional development.
Downloads
Downloads
Publicado
- Visualizações do Artigo 601
- pdf downloads: 238