Indução profissional de professores: o entre-lugar de constituição da identidade docente

Professional induction of teachers: the in-between space of constitution of the teaching identity

Autores

Resumo

O artigo constitui-se de um recorte de uma investigação empírica com o objetivo de compreender se as condições, características e contextos do exercício profissional possibilitam a indução, permanência e o desenvolvimento profissional de docentes iniciantes. Coletou-se dados a campo, por meio de entrevista semiestruturada junto a quinze professores da Educação Básica das redes de ensino pública e privada. A análise dos dados segue a perspectiva de conteúdo e a orientação teórica/metodológica crítico-dialética. Os resultados sinalizam a necessidade de pensar princípios que possam balizar a mudança na formação e na indução profissional do professor com formação inicial consistente, forte base teórica e imersão na realidade; criar e desenvolver programas de inserção profissional; gestar e implementar políticas de valorização e reconhecimento do trabalho dos docentes.

Palavras-chave: Professor iniciante; Indução profissional; Desenvolvimento profissional.

 

Abstract

The article is an excerpt from an empirical investigation with the objective of investigating whether the conditions, characteristics and contexts of professional practice enable the induction, permanence and professional development of beginning teachers.  Field data were collected through a semi-structured interview with fifteen Basic Education teachers.  Data analysis followed the content perspective and the critical-dialectical theoretical / methodological orientation. The results indicate the need to think about principles that can guide the change in teacher training and professional induction with consistent initial training, with a strong theoretical basis and immersion in reality; create and develop professional insertion programs; to manage and implement policies for professional valorization and recognizing the work of teachers.

Keywords: Beginner teacher; Professional induction; Professional development.

 

 

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Biografia do Autor

Arnaldo Nogaro

Doutorado em Educação pela UFRGS. Possui Mestrado em Antropologia Filosófica pela PUCRS e graduação em Filosofia pela Faculdade Filosofia Imaculada Conceição (1987). Foi Pró-Reitor de Ensino da URI de 2016-2018. É Reitor da URI para a Gestão 2018-2022 e professor titular dos cursos de graduação e pós-graduação do Câmpus de Erechim e Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado e Doutorado - do Câmpus de Frederico Westphalen.

E-mail: narnaldo@uricer.edu.br Orcid: https://orcid.org/0000-0003-0517-0511

Martin Kuhn,

Possui graduação em Pedagogia pela UFMT, graduação em Sociologia pela UNIJUÍ, mestrado em Educação Nas Ciências pela UNIJUÍ. Doutor em Educação do Programa de Pós-graduação em Educação na Ciências pela UNIJUÍ e Universidad Autónoma de Madrid - UAM (Bolsista CAPES - PDSE). Pós-Doutor pelo Programa de Pós-graduação em Educação na Ciências pela UNIJUÍ. Professor e orientador do Programa de Pós-graduação em Educação - Mestrado, da URI/Campus de Frederico Westphalen, RS, Brasil.

Emai: martk@outlook.com.br Orcid: https://orcid.org/0000-0002-8107-0814

Vivian Martinez Mendes Moreira

Acadêmica do Curso de Medicina - URI. Bolsista de  IC PIBIC/CNPq. Erechim, RS, Brasil. 

E-mail: 3mvivian@gmail.com  Orcid: https://orcid.org/0000-0002-5728-4185.

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Publicado

04/03/2021
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Como Citar

NOGARO, A.; KUHN, M.; MARTINEZ MENDES MOREIRA, V. Indução profissional de professores: o entre-lugar de constituição da identidade docente: Professional induction of teachers: the in-between space of constitution of the teaching identity. Revista Cocar, [S. l.], v. 15, n. 31, 2021. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/3733. Acesso em: 22 dez. 2024.