Permanência e conclusão do curso na Licenciatura em Letras do IFF: análise da trajetória acadêmica dos estudantes no ciclo 2016-2019
Permanence and conclusion of the degree in Portuguese of the IFF: analysis of the academic trajectory of students in the 2016-2019 cycle
Resumo
Este trabalho teve o objetivo de analisar a permanência e a conclusão do curso na Licenciatura em Letras - Português e Literaturas do IFF a partir da trajetória acadêmica dos estudantes. O recorte temporal situa-se entre os semestres 2016.2 (quando a primeira turma se formou) e 2019.2 (último período com dados consolidados). As análises foram realizadas a partir de dados coletados no sistema acadêmico da instituição, os quais foram tabulados, organizados em gráficos e comparados aos do campus em geral e dos demais cursos de licenciatura. Os resultados apontam para uma situação quantitativamente melhor do curso de Letras nos índices de reprovação e de aprovação, além de estabilidade nas taxas de abandono. Apesar dos resultados positivos em termos de permanência, a proporção de concluintes do curso ainda é baixa devido à repetência em disciplinas específicas.
Palavras-chave: Permanência; Licenciatura; Educação superior.
Abstract
The paper aimed to map the permanence and completion of the degree in Portuguese Language and Literatures of the IFF from the academic trajectory of students. The period is between the semesters 2016.2 (when the first class graduated) and 2019.2 (the last period with consolidated data). The analyzes were performed based on data collected in the academic system of the institution, which were tabulated, organized in graphs and compared to the results of the campus in general and its other undergraduate courses. The results point to a quantitatively better situation of the degree in Portuguese in failure and approval, in addition to stability in the dropout. Despite the positive results in terms of permanence, the proportion of concluding students is still low due repetition in specific disciplines.
Keywords: Permanence; Teacher education; Higher education.
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