Do desmonte da educação pública a formação humana omnilateral, perspectivas e seus reflexos na educação especial

Autores

Resumo

Essa pesquisa traça um percurso de cunho materialista histórico referente ao processo de desmonte na educação pública brasileira a partir da década de setenta e suas influências na educação especial com objetivo de correlacionar e refletir sobre a formação humana inerente a escola. A análise é embasada por produções científicas que problematizam as intenções do discurso capitalista orquestradas em programas governamentais, incluso o Projeto Escola Viva do Espírito Santo, problematizando a modificação da legislação da educação especial. Os resultados indicam um retrocesso planejado e fomentado no governo atual pelo corte no financiamento em todos os níveis da educação pública para com as demandas da ideologia capitalista burguesa. O estudo contrapõe essa assertiva ao propor o comprometimento da educação em um processo de resistência através da formação humana omnilateral.

Abstract

This research traces a historical materialistic course referring to the dismantling process in Brazilian public education from the seventies onwards and its influences on special education in order to correlate and reflect on the human formation inherent in the school. The analysis is based on scientific productions that problematize the intentions of capitalist discourse orchestrated in government programs, including the Project Escola Viva of state Espírito Santo, problematizing the modification of special education legislation. The results indicate a planned and fostered setback in the current government by the cut in funding at all levels of public education to the demands of the bourgeois capitalist ideology. The study opposes this assertion by proposing the commitment of education in a process of resistance through omnilateral human formation.

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Biografia do Autor

Nahun Thiaghor Lippaus Pires Gonçalves, UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO - UFES

Professor de Educação Especial/PM.VIANA-ES, Professor de Química e Ciências, Mestre em Biotecnologia PELA Universidade Federal do Espírito Santo - UFES, Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pelo Instituto Federal do Espírito Santo - IFES, Mestrando em Educação Especial - UFES.

E-mail: nahunthiaghor@gmail.com Orcid: https://orcid.org/0000-0002-5684-0880

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Publicado

08/12/2020
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Como Citar

GONÇALVES, N. T. L. P. Do desmonte da educação pública a formação humana omnilateral, perspectivas e seus reflexos na educação especial. Revista Cocar, [S. l.], v. 14, n. 30, 2020. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/3682. Acesso em: 26 dez. 2024.

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Artigos