Uma análise de elementos curriculares da disciplina História da Matemática nas licenciaturas do Ceará
Resumo
Os índices de reprovação em matemática e os obstáculos encontrados em todos os níveis de ensino levam à elaboração de documentos de orientação nacional e às discussões no campo da Educação Matemática, em busca da melhoria da qualidade de ensino. Assim, apresentando aspectos fundamentais para a aprendizagem matemática, objetivou-se analisar elementos curriculares da disciplina História da Matemática em cursos presenciais de Licenciatura em Matemática do Ceará. Realizou-se uma pesquisa exploratória e documental, e a análise foi feita categorizando aspectos gerais das ementas, das matrizes curriculares e/ou dos projetos pedagógicos, ainda, verificando a presença da História da Matemática como recurso metodológico. Constatou-se que a disciplina é heterogênea e que o uso didático da História da Matemática ainda é muito tímido, além da necessidade de atualização frequente do currículo.
Abstract
Failure rates in mathematics and obstacles encountered at all levels of education lead to the preparation of national guidance documents and discussions in the field of Mathematics Education, in search of improving the quality of teaching. Thus, presenting fundamental aspects for mathematical learning, the objective was to analyze the discipline of Mathematics History in classroom courses of Degree in Mathematics of Ceará. A bibliographic and documentary research was carried out and the analysis was made comparing and discussing general aspects of the menus and pedagogical projects of the courses, also verifying the presence of the History of Mathematics as a teaching methodology. It was found that this discipline is heterogeneous and a very timid advance in the History of Mathematics was noted as a methodological resource, in addition to the need for frequent updating of the curriculum.
Downloads
Downloads
Publicado
- Visualizações do Artigo 232
- pdf downloads: 174