Uma análise de elementos curriculares da disciplina História da Matemática nas licenciaturas do Ceará

Autores

  • Fernanda Maria Almeida do Carmo fernanda@multimeios.ufc.br
    Universidade Federal do Ceará
  • Antonio José Melo de Queiroz antonio.queiroz@uece.br
    Universidade Estadual do Ceará

Resumo

Os índices de reprovação em matemática e os obstáculos encontrados em todos os níveis de ensino levam à elaboração de documentos de orientação nacional e às discussões no campo da Educação Matemática, em busca da melhoria da qualidade de ensino. Assim, apresentando aspectos fundamentais para a aprendizagem matemática, objetivou-se analisar elementos curriculares da disciplina História da Matemática em cursos presenciais de Licenciatura em Matemática do Ceará. Realizou-se uma pesquisa exploratória e documental, e a análise foi feita categorizando aspectos gerais das ementas, das matrizes curriculares e/ou dos projetos pedagógicos, ainda, verificando a presença da História da Matemática como recurso metodológico. Constatou-se que a disciplina é heterogênea e que o uso didático da História da Matemática ainda é muito tímido, além da necessidade de atualização frequente do currículo.

Abstract

Failure rates in mathematics and obstacles encountered at all levels of education lead to the preparation of national guidance documents and discussions in the field of Mathematics Education, in search of improving the quality of teaching. Thus, presenting fundamental aspects for mathematical learning, the objective was to analyze the discipline of Mathematics History in classroom courses of Degree in Mathematics of Ceará. A bibliographic and documentary research was carried out and the analysis was made comparing and discussing general aspects of the menus and pedagogical projects of the courses, also verifying the presence of the History of Mathematics as a teaching methodology. It was found that this discipline is heterogeneous and a very timid advance in the History of Mathematics was noted as a methodological resource, in addition to the need for frequent updating of the curriculum.

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Biografia do Autor

Fernanda Maria Almeida do Carmo, Universidade Federal do Ceará

Mestranda em Educação pela Universidade Federal do Ceará. Licenciada em Matemática pela Universidade Estadual do Ceará. Membro do Grupo de Pesquisa Laboratório de Pesquisa MultiMeios. E-mail: fernanda@multimeios.ufc.br. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-6056-7194.

Antonio José Melo de Queiroz, Universidade Estadual do Ceará

Mestre em Matemática pela Universidade Federal de Itajubá. Licenciado em Matemática pela Universidade Estadual do Ceará. Bacharel em Administração pela Universidade Federal do Ceará. Professor Assistente da Universidade Estadual do Ceará. E-mail: antonio.queiroz@uece.br. Orcid: https://orcid.org/0000-0001-6932-129X

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Publicado

08/12/2020
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Como Citar

CARMO, F. M. A. do; QUEIROZ, A. J. M. de. Uma análise de elementos curriculares da disciplina História da Matemática nas licenciaturas do Ceará . Revista Cocar, [S. l.], v. 14, n. 30, 2020. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/3665. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos