Fronteira do mundo da vida Anti-Procusto: narrativas (auto)biográficas das (os) universitárias (os) do curso de Pedagogia

Autores

  • Elton da Silva Souza elton.pim2015@gmail.com
    Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA https://orcid.org/0000-0002-0054-9832
  • Andrea Astigarraga astigarragaandrea@yahoo.com
    Univerisdade Estadual Vale do Acaraú - UVA
  • Maria Mikaele da Silva Cavalcante mikaele262009@hotmail.com
    Universidade Estadual do Ceará - UECE

Resumo

O objetivo deste artigo foi apresentar a relação das narrativas (auto)biográficas sobre infância dos universitários (as) do curso de Pedagogia com os conceitos de Mundo da Vida e Ação Comunicativa. O procedimento metodológico foi desenvolvido em três fases: 1. Escuta da apresentação de seminários temáticos sobre infância; 2. Análise da narrativa escrita sobre as memórias de infância dos (as) universitários (as); 3. Entrevistas de aprofundamento. Para tanto, recorremos aos estudos de Habermas (1989), Delory-Momberger (2008; 2014), Casagrande (2010), dentre outros autores. Os resultados apontam a importância de que colocar a escuta pedagógica em prática, construindo um espaço democrático, fazendo da sala de aula um espaço anti-Procusto, onde o processo de (auto)biografização mediado por saberes científicos ativa a ação comunicativa e o universo de vozes plurivalentes no mesmo espaço.

Abstract

The aim of this article was to address the relationship between the (auto)biographical narratives about the childhood of Pedagogy students and the concepts of lifeworld and communicative action. The methodological procedure was developed in three stages: 1. Listening to presentations of thematic seminars on childhood; 2. Analysis of the written narrative of students' childhood memories; 3. Interviews for further understanding. The studies of Habermas (1989), Delory-Momberger (2008; 2014), Casagrande (2010), and others were addressed. The results point to the importance of pedagogical listening to build a democratic space and make the classroom an anti-Procusto space in which the process of (auto)biography is mediated by active scientific knowledge for communicative action and the plurality of voices in the same space.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elton da Silva Souza, Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA

Graduado em Pedagogia – UVA. E-mail: elton.pim2015@gmail.com    Orcid: https://orcid.org/0000-0002-0054-9832

Andrea Astigarraga, Univerisdade Estadual Vale do Acaraú - UVA

Pós-Doutora – UFRN. Professora Associada na UVA. E-mail: astigarragaandrea@yahoo.com

Orcid: https://orcid.org/0000-0001-9614-1999

Maria Mikaele da Silva Cavalcante, Universidade Estadual do Ceará - UECE

Graduada em Pedagogia

Mestre em Educacao

Doutoranda em Educação - UECE

Downloads

Publicado

08/12/2020
Métricas
  • Visualizações do Artigo 219
  • pdf downloads: 123

Como Citar

DA SILVA SOUZA, E.; ASTIGARRAGA, A.; CAVALCANTE, M. M. da S. Fronteira do mundo da vida Anti-Procusto: narrativas (auto)biográficas das (os) universitárias (os) do curso de Pedagogia. Revista Cocar, [S. l.], v. 14, n. 30, 2020. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/3635. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos