Atuação dos professores de Educação Física de Icó-CE no contexto de mudanças advindas do ensino remoto

Performance of Physical Education teachers in Icó-CE in the context of changes from remote education

Autores

Resumo

Este estudo objetivou compreender a atuação dos professores de Educação Física da rede estadual do município de Icó-CE a partir das mudanças advindas pelo ensino remoto. Para isso, realizou-se uma pesquisa de abordagem qualitativa, utilizando-se como técnica, um questionário via google forms que foi respondido por 6 participantes. Constatou-se que os docentes para atuar de forma remota estão se envolvendo em momentos formativos promovidos pela escola para utilização de várias ferramentas tecnológicas. Referente aos conteúdos de Educação Física, percebeu-se que não estão chegando para alguns alunos, devido não terem acesso às tecnologias digitais, e para os que possuem, às vivências dos exercícios físicos estão prejudicadas. Que essas constatações sirvam de subsídios para avaliarmos a efetividade do ensino remoto no tocante a atuação docente e no direito de aprendizagem dos estudantes.

Palavras-chave: Ferramentas tecnológicas; Processos formativos; Prática docente.

 

Abstract

 This study aimed to comprehend the performance of Physical Education at state schools in Icó-CE in the context of changes from remote teaching. For that, it was realized a qualitative research, using as technique, a questionnaire through google forms, that was answered by 6 participants. It was verified that teachers to act of remote way are involved in formative moments promoted by schools for utilization of several technological tools. It was noticeable that Physical Education contents are not arriving to some students, because they do not have access to digital technologies. Besides, the experiences with physical exercises are impaired. It is hoped that these findings will serve as base for assessing the effectiveness of the remote teaching in the teacher performance and in the students learning right.

Keywords: Technological tools; Formative process; Teacher practice.

 

Biografia do Autor

Paulo Rogério de Lima, Universidade Estadual do Ceará (UECE), Fortaleza-Ceará-Brasil

Doutorando e mestre do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará-UECE. Licenciado em Educação Física pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte-UERN. Professor da Secretaria de Educação do Estado do Ceará-SEDUC.

E-mail: progerio.sport@gmail.com

ORCID: https://orcid.org/0000-0002-2323-4008

Giovana Maria Belém Falcão, Universidade Estadual do Ceará(UECE), Fortaleza-Ceará-Brasil

Doutora em Educação pela Universidade Estadual do Ceará-UECE. Mestra em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará-UFC. Graduada em PSICOLOGIA pela Universidade Federal do Ceará-UFC. Professora Assistente da Universidade Estadual do Ceará. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da UECE. Pesquisadora do grupo de pesquisa Educação, Cultura Escolar e Sociedade (EDUCAS/UECE).E-mail: giovana.falcao@uece.br ORCID: https://orcid.org/0000-0003-0995-1614

Ana Ignez Belém Lima, Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza-Ceará-Brasil

Doutora em Ciencias de la Educación - Universidad de Santiago de Compostela/Espanha. Mestra em Educação pela Universidade Federal do Ceará-UFC. Graduada em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará-UFC. Professora adjunta da Universidade Estadual do Ceará da área de Psicologia da Educação. Professora também no Programa de Pós Graduação em Educação da UECE. Integra o grupo de pesquisa Política Educacional, Memória e Docência. E-mail: anaignezbelem@gmail.com

ORCID: https://orcid.org/0000-0001-6106-9229

Downloads

Publicado

01/01/2021