A formação docente e as concepções de corpo: uma revisão sistemática

Autores

Resumo

A revisão da literatura em tela tem o objetivo de identificar os estudos debruçados na relação entre a formação de professores e as concepções de corpo, discutindo as características e os enfoques da produção científica sobre a referida temática. Sobre o método sistematizado de busca, foram definidos os descritores de busca, as plataformas e os critérios de inclusão/exclusão do corpus. Foram utilizados os seguintes descritores: Formação docente; Corpo; e Formação de professores. Com o seu olhar voltado para a produção nacional, a revisão foi realizada nas bases Scielo e Periódicos Capes. Após os critérios de inclusão/exclusão, foram identificados seis artigos. A análise dos trabalhos identificou uma multiplicidade de olhares para o corpo, contando com a centralidade secular dos aspectos biológicos e a emergência das concepções socioculturais.

Resumen

La presente revisión de literatura tiene como objetivo identificar las investigaciones centradas en la relación entre la formación del profesorado y las concepciones de cuerpo, discutiendo las características y enfoques de la producción científica sobre el tema. Con respecto al método de búsqueda sistemática, se definieron descriptores de búsqueda, plataformas y criterios de inclusión / exclusión para el corpus. Se utilizaron los siguientes descriptores: Formação docente; Corpo; e Formação de professores. Con su enfoque en la producción nacional, la revisión se llevó a cabo en las bases de datos Scielo y Periódicos Capes. Después de los criterios de inclusión / exclusión, se identificaron seis investigaciones. Las análisis de los artículos identificó una multiplicidad de miradas al cuerpo, basándose en la centralidad secular de los aspectos biológicos y la aparición de concepciones socioculturales.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Renato Sarti, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutorando em Educação em Ciências e Saúde, Mestre em Educação em Ciências e Saúde e licenciado em Educação Física, ambos pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Técnico em Assuntos Educacionais da Coordenação de Extensão da Escola de Educação Física e Desportos (EEFD/UFRJ). E-mail: renatosarti.eefd@gmail.com

Orcid.:https://orcid.org/0000-0001-7553-4275

Paula Ramos, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professora Adjunta do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Saúde – PPGECS da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Docente do Laboratório de Currículo e Ensino. E-mail: paularamos.ufrj@gmail.com   Orcid.: https://orcid.org/0000-0002-8231-1237

 

Downloads

Publicado

03/10/2020
Métricas
  • Visualizações do Artigo 417
  • pdf downloads: 299

Como Citar

SARTI, R.; RAMOS, P. A formação docente e as concepções de corpo: uma revisão sistemática. Revista Cocar, [S. l.], v. 14, n. 30, 2020. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/3617. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)