O Instituto de Fé e Política de Cáritas da Diocese de Amargosa-BA como expressão de Educação Popular

The Institute of Faith and Caritas Policy of the Diocesis of Amargosa-BA as an expression of Popular Education

Autores

  • Paulo Ricardo Conceição Aleluia pauloed36@gmail.com
  • Aline Maria Batista Machado prof.alinemachado23@yahoo.com.br

Resumo

No presente artigo, reproduz-se o resultado de pesquisa concluída em nível de mestrado acadêmico, cujo objetivo central foi analisar o Curso de Extensão em Tecnologia em Gestão de Organizações e Movimentos Populares de Bases do Instituto de Fé e Política de Cáritas do município de Amargosa-BA. Relaciona-se a atuação dos egressos com a formação recebida no curso, identificando suas contribuições para a ação em suas áreas de atuação. Metodologicamente, realizou-se um estudo de caso com abordagens exploratória e qualitativa e a coleta dos dados com os egressos deu-se por meio de entrevista semiestruturada. As discussões teóricas foram fundamentadas sobretudo em Guerrieri (1994), Freire (2016), Hurtado (1992), Gutiérrez (1988), Gohn (2012), Preiswerk (1997), Kosik (1976). A pesquisa de campo revelou que os saberes adquiridos no Curso de Fé e Política dão suporte teórico-prático para uma atuação crítica dos sujeitos em suas comunidades. No entanto, os sujeitos afirmaram que a experiência prática nos movimentos sociais ainda é o alicerce de suas orientações.

Palavras-chave: Instituto de Fé e Política de Cáritas. Teoria e Prática. Educação Popular.

 

Abstract

The present article is the result of a research completed at the academic master's level, whose central goal was to analyze the Extension Course in Technology in Management of Popular Organizations and Grassroots Movements at the Institute of Faith and Politics the Caritas of the municipality of Amargosa city, state BA. We seek to relate the performance of the graduate with the training received in the course, identifying their contributions to the action of graduates in their areas of expertise. Methodologically, we carried out a case study with an exploratory and qualitative approach and the data collection with the graduates took place through the semi-structured interview. For theoretical discussions we rely mainly on Guerrieri (1994), Freire (2016), Hurtado (1992), Gutiérrez (1988), Gohn (2012), Preiswerk (1997), Kosik (1976). The field research revealed that the knowledge acquired in the Faith and Politics Course provides theoretical and practical support for a critical performance of the subjects in their communities. Even though, the subjects stated that practical experience in social movements is still the foundation of their orientations.

Keywords: Institute of Faith and Politics the Caritas. Theory and Practice. Popular Education.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paulo Ricardo Conceição Aleluia

Mestre em Educação pela Universidade Federal da Paraiba (UFPB). Coordenador Pedagógico da rede municipal de ensino de Taperoá-BA. E-mailpauloed36@gmail.com. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-1625-8594

Aline Maria Batista Machado

Doutora em Educação, Docente do Programa de Pós-graduação em Educação  e Vice-coordenadora do Programa de Pós-graduação em Serviço Social da Universidade Federal da Paraíba- UFPB. Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Popular, Serviço Social e Movimentos Sociais. (João Pessoa-PB, Brasil). E-mail: prof.alinemachado23@yahoo.com.br . ORCID: https://orcid.org/0000-0002-1144-6011

Downloads

Publicado

04/03/2021
Métricas
  • Visualizações do Artigo 124
  • pdf downloads: 96

Como Citar

ALELUIA, P. R. C.; MACHADO, A. M. B. . O Instituto de Fé e Política de Cáritas da Diocese de Amargosa-BA como expressão de Educação Popular: The Institute of Faith and Caritas Policy of the Diocesis of Amargosa-BA as an expression of Popular Education. Revista Cocar, [S. l.], v. 15, n. 31, 2021. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/3594. Acesso em: 24 nov. 2024.