PROENÇA, M. C. Resolução de problemas: encaminhamentos para o ensino e a aprendizagem de Matemática. Maringá: EDUEM, 2018.

PROENÇA, M. C. Problem solving: forwarding for teaching and learning mathematics. Maringá: EDUEM, 2018.

Autores

  • Luiz Otavio Rodrigues Mendes Universidade Estadual de Maringá

Resumo

Trata-se de uma resenha crítica da obra “Resolução de problemas: encaminhamentos para o ensino e aprendizagem de Matemática”, organizada por Marcelo Carlos de Proença. O autor busca discutir temáticas referentes à resolução de problemas, a saber: definição de problema e exercício, suas etapas, formas de abordagem e o ensino de Matemática via resolução de problemas. Para tanto, apresenta cinco ações: escolha do problema, introdução do problema, auxílio aos alunos durante a resolução, discussão das estratégias dos alunos e articulação das estratégias dos alunos ao conteúdo. Ao apresentar uma linguagem clara este livro torna-se bastante proveitoso aos mais diversos públicos, pois propicia uma reflexão crítica e uma imersão em conceitos teóricos da resolução de problemas, configurando-se como referência fundamental para os estudos referentes ao ensino de Matemática e a resolução de problemas.

Palavras-chave: Resolução de Problema. Ensino e Aprendizagem. Matemática.

 

Abstract

This is a critical review of the work “Solving problems: forwarding to teaching and learning Mathematics” organized by Marcelo Carlos de Proença. The author seeks to discuss issues related to problem solving, namely: problem definition and exercise, its stages, approaches and the teaching of Mathematics via problem solving. To this end, it presents five actions: choice of the problem, introduction of the problem, assistance to students during the resolution, discussion of students’ strategies and articulation of students’ strategies to the content. By presenting a clear language this book becomes quite useful to the most diverse audiences, as it provides a critical reflection and an immersion in theoretical concepts of problem solving, configuring itself as a fundamental reference for the studies related to the teaching of Mathematics and problem solving.
Keywords: Problem Solving. Teaching and Learning. Mathematics.

               

 

Biografia do Autor

Luiz Otavio Rodrigues Mendes, Universidade Estadual de Maringá

Doutorando em Educação para a Ciência e a Matemática na Universidade Estadual de Maringá – UEM-PR. Bolsista pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES.

E-mail: mendesluizotavio@hotmail.com – ORCID: https://orcid.org/0000-0002-3160-8532

Downloads

Publicado

01/01/2021