Fios teórico-metodológicos nas poéticas orais: tramas de pesquisa em educação sensível na Amazônia

Autores

Resumo

Estas reflexões acerca do pensar-fazer pesquisa no campo das Poéticas Orais em consonância com a Educação Sensível na Amazônia objetiva introduzir um ensaio de busca de uma razão poética como base da educação sensível. Pretende também apontar caminhos teórico-metodológicos, de modo a exercitar o afastamento necessário do paradigma moderno no fazer científico. O referencial teórico da trama é cosido com as poéticas orais, no diálogo acerca da razão sensível e questões teórico-metodológicas. Zumthor, Maffesoli, Bachelard, Martín-Barbero, Santos e outros estudiosos, ajudam a construir fios diversos que alinhavam esta trama sensível.

 

 Summary

These reflections on thinking-doing research in the field of Oral Poetics in line with Sensitive Education in the Amazon aim to introduce an essay in search of a poetic reason as the basis of sensitive education. It also intends to point out theoretical and methodological paths, in order to exercise the necessary departure from the modern paradigm in scientific practice. The theoretical framework of the plot is sewn with oral poetics, in the dialogue about sensitive reason and theoretical-methodological issues. Zumthor, Maffesoli, Bachelard, Martín-Barbero, Santos, and other scholars help build diverse threads that lined this sensitive web.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Josebel Akel Fares, Universidade do Estado do Pará - UEPA

Doutora em Comunicação e Semiótica: Intersemiose na Literatura e nas Artes (PUCSP, 2003); mestra em Letras: Teoria Literária (UFPA, 1997); estágio Pós-Doutoral em Educação (PUCRS, 2012). Professora titular da Universidade do Estado do Pará (UEPA) no Programa de Pós-Graduação (mestrado e doutorado) em Educação. Líder do Núcleo de pesquisa Culturas e Memórias Amazônicas (CUMA-UEPA). Membro de entidades científicas, como a Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Letras e Linguística (ANPOLL/GT de Literatura Oral e Popular) e a Associação de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação (ANPED). 

Downloads

Publicado

01/09/2020
Métricas
  • Visualizações do Artigo 374
  • pdf downloads: 342

Como Citar

FAVACHO, D.; AKEL FARES, J. Fios teórico-metodológicos nas poéticas orais: tramas de pesquisa em educação sensível na Amazônia. Revista Cocar, [S. l.], v. 14, n. 30, 2020. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/3582. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos