A PNEEPEI no contexto do ciclo de políticas: da identificação do problema à avaliação

Autores

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar a implementação da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva – PNEEPEI no contexto do ciclo de políticas públicas. A pesquisa buscou embasamento teórico nos estudos do ciclo de política apresentado por Frey (2000) e Secchi (2010), não descartando as contribuições de outros autores como Souza (2006) e Silva e Melo (2000) para o entendimento do conceito de política pública. Apropriamo-nos da pesquisa bibliográfica para o aprofundamento teórico do objeto de estudo e, como instrumentos para coleta de dados, utilizamo-nos da análise documental. A análise possibilitou, entre outros aspectos, a reflexão sobre os processos que envolvem a implementação de uma política pública, bem como da PNEEPEI, sinalizando como ponto positivo os avanços em relação as ações e metas estipuladas pela a agenda do governo e, como ponto negativo, os desafios para a efetivação dessa política nas escolas públicas.

Abstract

The purpose of this article is to examine the implementation of the National Special Education Policy from the Perspective of Inclusive Education - PNEEPEI in the context of the public policy cycle. The analysis sought theoretical basis in the studies of the policy cycle introduced by Frey (2000) and Secchi (2010), not letting aside the contributions of other authors such as Souza (2006) and Silva e Melo (2000) for the conceptualization of public policy. We did bibliographic research for the theoretical study of the object of study and, as instruments for data collection, we used document analysis. The analysis made viable, among other aspects, the reflection on the processes that involve the implementation of a public policy, as well as the PNEEPEI, demonstrating as a positive point the advances in relation to the actions and objectives stipulated by the government's agenda and, as a negative point, the challenges for the implementation of this policy in public schools.

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Biografia do Autor

Geovania Fagundes Ribas, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) - Brasil. Egressa do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGED/UESB).  Docente do Instituto Federal de Ciências e Tecnologia da Bahia. Mestre em Educação pela UESB. Membro do Grupo de Pesquisa LUDIPPE – Ludicidade, Didática, Política e Práticas de ensino e GEPFP- Grupo de Estudos e Pesquisas em Formação de Professores.  ORCID: https://orcid.org/0000-0001-8335-010 E-mail: geoeduca.ifba@gmail.com

Ennia Débora Passos Braga Pires, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP); Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED) da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) - Brasil; Líder do Grupo de Pesquisa em Ludicidade, Didática, Política e Práxis Educacional (LUDIPPE). E-mail: enniadebora@uesb.edu.br              ORCID: https://orcid.org/0000-0003-3924-4996

 

Soane Santos Silva, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) - Brasil. Egressa do Programa de Pós Graduação em Educação - PPGED; Professora da Rede Municipal de Ensino de Itapetinga – Bahia. Membro do Grupo de Pesquisa em Ludicidade, Didática, Política e Práxis Educacional (LUDIPPE). E-mail: soanesilva@hotmail.com . ORCID: https://orcid.org/0000-0003-3807-1798

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Publicado

08/12/2020
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Como Citar

FAGUNDES RIBAS, G.; PASSOS BRAGA PIRES, E. D.; SANTOS SILVA, S. A PNEEPEI no contexto do ciclo de políticas: da identificação do problema à avaliação. Revista Cocar, [S. l.], v. 14, n. 30, 2020. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/3577. Acesso em: 29 mar. 2024.

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Artigos