Integração de saberes investidos e desinvestidos na formação de professores

Autores

Resumo

O artigo analisa a formação de professores, especificamente os egressos do PARFOR, na perspectiva dos saberes investidos e desinvestidos nas atividades de trabalho. Pautamo-nos pela abordagem qualitativa, apoiados no materialismo histórico-dialético. A coleta de dados seguiu as orientações da entrevista semiestrutura e analisada, base das análises de conteúdo. Os resultados evidenciaram que a formação de professores se materializa nas atividades de trabalho escolar, numa integração dialética entre saberes investidos e desinvestidos. Conclui-se que a formação de professores, na perspectiva da integração de saberes, ajuda a analisar criticamente a realidade escolar, ao mesmo tempo em que possibilita materializar metodologias inovadoras no processo de ensino-aprendizagem dos educandos, contribuindo para a formação de sujeitos comprometidos com as transformações sociais.

Abstract

This article analize the professor formation, specifically the egress of PARFOR, in the perspective of wisdom invested and disinvested in the activities of work.  We base ourselves on the qualitative approach, sustained by historical-dialectical materialism. The data collection was guidelines in the semi-structured interviews and analysed, based on content analysis. The results  evidence that teacher formation is taking place in the work school activities, in a dialectical integration between wisdom invested and disinvested. It concluded the professor formation, in the perspective of integration wisdom, helps to critically analyze school reality, at the same time enabling innovative methodologies to be implemented in the process of teaching and learning of learners, contributing to the formation of subjects committed to social transformations.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Egidio Martins

Doutor em Educação. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Trabalho e Educação-GEPTE/UFPA. Docente da UFPA-Campus Universitário do Tocantins- Cametá/Pará. E-mail: egidio@ufpa.br. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-1903-3908

Valdileleia Carvalho da Silva, Ufpa

Mestre em Currículo e Gestão da Escola Básica pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Professora Colaboradora do Programa de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR) no Campus Universitário do Tocantins/Cametá UFPA. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Trabalho e Educação-GEPTE/UFPA.

E-mail: valdileiacarvalho@yahoo.com.br Orcid: https://orcid.org/0000-0001-9119-9841

Doriedson do Socorro Rodrigues, Ufpa

Doutor em educação. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Trabalho e Educação (GEPTE/UFPA). Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação/UFPA, Campus Universitário do Tocantins/Cametá. E-mail: doriedson@ufpa.br.

Orcid: https://orcid.org/0000-0002-5120-2484

Downloads

Publicado

03/10/2020
Métricas
  • Visualizações do Artigo 181
  • pdf downloads: 336

Como Citar

MARTINS, E.; CARVALHO DA SILVA, V.; DO SOCORRO RODRIGUES, D. . Integração de saberes investidos e desinvestidos na formação de professores. Revista Cocar, [S. l.], v. 14, n. 30, 2020. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/3561. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos