Integração de saberes investidos e desinvestidos na formação de professores
Resumo
O artigo analisa a formação de professores, especificamente os egressos do PARFOR, na perspectiva dos saberes investidos e desinvestidos nas atividades de trabalho. Pautamo-nos pela abordagem qualitativa, apoiados no materialismo histórico-dialético. A coleta de dados seguiu as orientações da entrevista semiestrutura e analisada, base das análises de conteúdo. Os resultados evidenciaram que a formação de professores se materializa nas atividades de trabalho escolar, numa integração dialética entre saberes investidos e desinvestidos. Conclui-se que a formação de professores, na perspectiva da integração de saberes, ajuda a analisar criticamente a realidade escolar, ao mesmo tempo em que possibilita materializar metodologias inovadoras no processo de ensino-aprendizagem dos educandos, contribuindo para a formação de sujeitos comprometidos com as transformações sociais.
Abstract
This article analize the professor formation, specifically the egress of PARFOR, in the perspective of wisdom invested and disinvested in the activities of work. We base ourselves on the qualitative approach, sustained by historical-dialectical materialism. The data collection was guidelines in the semi-structured interviews and analysed, based on content analysis. The results evidence that teacher formation is taking place in the work school activities, in a dialectical integration between wisdom invested and disinvested. It concluded the professor formation, in the perspective of integration wisdom, helps to critically analyze school reality, at the same time enabling innovative methodologies to be implemented in the process of teaching and learning of learners, contributing to the formation of subjects committed to social transformations.
Downloads
Downloads
Publicado
- Visualizações do Artigo 204
- pdf downloads: 354