Atividade colaborativa na formação inicial de professores que ensinam matemática nos primeiros anos de escolarização

Autores

Resumo

Este trabalho objetiva explicitar o movimento de aprendizagem docente na formação inicial do professor que ensina matemática nos primeiros anos de escolarização. Para isso, expomos o processo de elaboração e reelaboração de situações desencadeadoras de aprendizagem envolvendo o jogo de boliche. A proposta é fundamentada nos pressupostos da Teoria Histórico-Cultural e da Atividade Orientadora de Ensino, as quais subsidiaram dois programas e um projeto de extensão voltados para a formação docente do curso de Pedagogia. Os resultados foram sistematizados em duas categorias: 1) O estudo das possibilidades de trabalho para além do controle de quantidades; 2) Reelaboração como forma de refletir sobre a organização do ensino. Destacamos que o processo de formação de professores é coletivo, contínuo e intencional, e que, quando dadas as condições de estudo e reflexão sobre a práxis pedagógica, o professor pode repensar e elaborar situações desencadeadoras de aprendizagem cada vez mais potencializadoras do desenvolvimento humano.

Resumen

Este trabajo tiene como objetivo explicar el movimiento de enseñanza aprendizaje en la formación inicial del docente que enseña matemáticas en los primeros años de escolaridad. Para ello, exponemos el proceso de elaboración y reelaboración de situaciones de aprendizaje desencadenantes que involucran el juego de bolos. La propuesta se basa en los supuestos de la Teoría Histórico-Cultural y la Actividad de Orientación Docente, que subvencionó dos programas y un proyecto de extensión orientado a la formación docente del curso de Pedagogía. Los resultados se sistematizaron en dos categorías: 1) El estudio de las posibilidades de trabajo más allá del control de cantidades; 2) La reelaboración como forma de reflexionar sobre la organización de la docencia. Destacamos que el proceso de formación docente es colectivo, continuo e intencional, y que, dadas las condiciones de estudio y reflexión sobre la praxis pedagógica, el docente puede repensar y elaborar situaciones que desencadenen aprendizajes que potencian cada vez más el desarrollo humano.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Edilson de Araújo dos Santos, Universidade Estadual de Maringá (UEM) e Programa de Pós-Graduação em Educação (PPE/UEM)

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPE) da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Membro do Grupo de Pesquisa e Ensino “Trabalho Educativo e Escolarização” (GENTEE/UEM) e da Oficina Pedagógica de Matemática (OPM/UEM).

E-mail: ediegidiosantos@gmail.com          Orcid: https://orcid.org/0000-0002-6430-0489

Luciana Figueiredo Lacanallo Arrais, Universidade Estadual de Maringá (UEM) e Programa de Pós-Graduação em Educação (PPE/UEM)

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Professora do Departamento de Teoria e Prática da Educação (DTP/UEM) e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPE/UEM). Membro do Grupo de Pesquisa e Ensino “Trabalho Educativo e Escolarização” (GENTEE/UEM) e Coordenadora da Oficina Pedagógica de Matemática (OPM/UEM).  E-mail: lflacanallo@uem.br  Orcid: https://orcid.org/0000-0001-5297-7823

Silvia Pereira Gonzaga de Moraes, Universidade Estadual de Maringá (UEM) e Programa de Pós-Graduação em Educação (PPE/UEM)

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPE/UEM). Líder do Grupo de Pesquisa e Ensino “Trabalho Educativo e Escolarização” (GENTEE/UEM). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre a Atividade Pedagógica (GEPAPe/USP) e da Oficina Pedagógica de Matemática (OPM/UEM). E-mail: spgmoraes@uem.br         

Orcid: https://orcid.org/0000-0003-0937-5581

 

Downloads

Publicado

08/12/2020
Métricas
  • Visualizações do Artigo 267
  • pdf downloads: 169

Como Citar

SANTOS, E. de A. dos; LACANALLO ARRAIS, L. F. .; MORAES, S. P. G. de. Atividade colaborativa na formação inicial de professores que ensinam matemática nos primeiros anos de escolarização. Revista Cocar, [S. l.], v. 14, n. 30, 2020. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/3546. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos