Avaliação da aprendizagem em processo e o controle do currículo
Resumo
O estudo tem como objetivo analisar a Avaliação da Aprendizagem em Processo, instrumento proposto pela Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, comparando o seu perfil ao referencial teórico de duas abordagens de avaliação em educação: a avaliação da aprendizagem e a institucional externa. A análise é composta por pesquisa bibliográfica acerca do tema e documental através da matriz de referência e documento orientador da avaliação em processo. O estudo revela a ênfase dada nos últimos anos às avaliações externas com objetivo de atingir indicadores de mercado e de regular resultado, responsabilizando as instituições e seus agentes. Considera-se também pela análise, que a Avaliação da Aprendizagem em Processo configura-se mais como uma avaliação regulatória de controle do currículo, do que de acompanhamento do aprendizado dos alunos, ainda que seja possível fazê-lo em algum aspecto.
Abstract
The study aims to analyze the Process Learning Assessment, an instrument proposed by the São Paulo state Departmentof Education, comparing its profile to the theoretical reference of two assessment aproaches in education: the assessment learning and the external institucional . The analysis consist of bibliography research, and documentary throught the reference matrix and guiding document of process learning assessment . The study reveals the emphasis given in recent years to the external evaluations as the goal of reaching market indicators and achieving the regular result, making the intituations and their agents responsible . It is also consideraded by analysis that the Process Learning Assessment is configured more as a regulatory assessment of curriculum control than monitoring students’ learning although is possible to do in some aspect.
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