Avaliação da aprendizagem sobre conceitos de morfologia vegetal em uma escola de ensino médio

Autores

Resumo

O ensino de Botânica é, ainda, marcado pelo uso de termos complexos, o que dificulta o seu aprendizado na escola. Entretanto, vários estudos têm utilizado diferentes ferramentas práticas visando mudar essa realidade. Nesse sentido, o presente estudo objetivou averiguar a aprendizagem de conceitos na área de botânica. A pesquisa foi realizada em uma turma de ensino médio em uma escola pública do município de Fortaleza – Ceará. O instrumento utilizado foi um questionário com questões relacionadas à morfologia e função dos órgãos vegetais, aplicado em dois momentos, um anterior e outro posterior, às aulas teórico-práticas. Verificou-se que os alunos tiveram melhor aprendizado e compreensão dos conteúdos após as aulas teórico-práticas, em especial quanto a flor. Além disso, esse estudo nos permitiu discutir a importância de avaliar o processo de ensino-aprendizagem.

Abstract

The Botany teaching is still marked by the use of complex terms, which makes it difficult to learn at school. However, several studies have used different practical tools to change this reality. Therefore, the present study aimed to investigate the learning concepts in Botany. The research was carried out in a middle school class at a public school in the city of Fortaleza - Ceará. The instrument used was a questionnaire with questions related to the morphology and function of plant organs, applied in two moments, before and after the theoretical-practical classes. It was found that the students had better learning and understanding of the contents after the theoretical-practical classes, especially regarding the flower. In addition, this study enabled us to discuss the importance of evaluating the teaching-learning process.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Natanael Costa Rebouças, Universidade Federal do Ceará

Licenciado em Ciências Biológicas pela UFC. Mestrando em Sistemática, Uso e Conservação da Biodiversidade (PPGSIS) pela UFC.

Área Botânica

Departamento de Biologia

Rayane de Tasso Moreira Ribeiro

Bacharela em Ciências Biológicas pela UFC. Licenciada em Ciências Biológicas pela UCB. Mestra em Ciências/Botânica pela USP. Doutora em Botânica (PPGB) pela UFRPE.

ORCID: https://orcid.org/0000-0001-6006-598X. E-mail: rayanetasso@gmail.com

 

Maria Iracema Bezerra Loiola

Docente Titular do Departamento de Biologia da UFC - Bacharela e Licenciada em Ciências Biológicas pela UFC. Mestra em Biologia Vegetal pela UFPE. Doutora em Botânica (PPGB) pela UFRPE. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-3389-5560. E-mail: iloiola@ufc.br

Downloads

Publicado

01/09/2020
Métricas
  • Visualizações do Artigo 726
  • pdf downloads: 534

Como Citar

REBOUÇAS, N. C.; RIBEIRO, R. de T. M. .; LOIOLA, M. I. B. . Avaliação da aprendizagem sobre conceitos de morfologia vegetal em uma escola de ensino médio. Revista Cocar, [S. l.], v. 14, n. 30, 2020. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/3428. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos