A produção acadêmica sobre avaliação da aprendizagem em cursos de educação física: um estudo exploratório

Autores

Resumo

Este estudo buscou analisar a produção científica sobre a avaliação da aprendizagem em cursos de Educação Física na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações – BDTD. O estudo é do tipo exploratório e descritivo, de natureza qualitativa. Identificamos 855 trabalhos, a partir dos descritores ‘avaliação da aprendizagem’ e ‘ensino superior’, classificados em 10 categorias, entre elas Avaliação no Ensino Superior – 59, alocados em três subcategorias, entre elas Avaliação da Aprendizagem no Ensino Superior – 27. 07 teses e 20 dissertações, classificados como qualitativos - 79%; adotaram a entrevista como instrumento e a análise de conteúdo de Bardin - 80%; com a participação de alunos e professores - 42%. Apenas dois ocorreram exclusivamente em cursos de Educação Física. Consideramos inexpressiva a produção científica sobre avaliação da aprendizagem em cursos de Educação Física, em nível de pós-graduação no Brasil, carecendo novos estudos.

Abstract

This study aims to analyze the scientific production about the evaluation of learning in courses of Physical Education in BDTD. Study characterized as exploratory and descriptive, of qualitative nature. We identified 855 works, from the descriptors evaluation of the learning and higher education, disposed in 10 categories. From these we highlight the category “Evaluation in Higher Education” with 59 papers, divided in 3 subcategories, among them Evaluation of Learning in Higher Education, with 27 works. 79% classified as qualitative; 80% adopted the interview as an instrument; and 80% adopted the technique of content analysis. 42% counted with students and teachers. Only 2 occurred exclusively in Physical Education courses. We considered inexpressive the scientific production about evaluation of learning in Physical Education courses, in the post-graduation level in Brazil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Raquel Stoilov Pereira Moreira, USP - Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo UNIVAG - Centro Universitário de Várzea Grande

Coordenadora do Curso de Educação Física do UNIVAG - Centro Universitário de Várzea Grande

Osvaldo Luiz Ferraz, Universidade de São Paulo

Professor da Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo

Downloads

Publicado

01/09/2020
Métricas
  • Visualizações do Artigo 164
  • pdf downloads: 176

Como Citar

MOREIRA, R. S. P.; FERRAZ, O. L. A produção acadêmica sobre avaliação da aprendizagem em cursos de educação física: um estudo exploratório. Revista Cocar, [S. l.], v. 14, n. 30, 2020. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/3421. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos