A Contribuição da Filosofia Freireana para Teoria do Currículo
Resumo
O problema da investigação constitui-se de duas interrogações interligadas: em que consiste as contribuições de Freire para uma teoria do currículo? Quais são os conceitos ou categorias fundamentais do pensamento freireano para referenciar esta teoria? Objetivamos explicitar e caracterizar essa contribuição, destacando os conceitos fundamentais que a configura em suas inter-relações. Elegemos como fio condutor no desenvolvimento da nossa problemática, a Pedagogia do oprimido, por considerarmos que nessa obra estão os conceitos mais importantes do pensamento político-educacional de Paulo Freire, reafirmados e ressignificados em obras como Pedagogia da esperança e Pedagogia da autonomia (FREIRE, 2005, 1992, 1996). O estudo desenvolveu-se a partir de fontes bibliográficas sobre as quais foram aplicados os procedimentos da leitura aprofundada das unidades de sentido previamente selecionadas, a análise do conteúdo textual - explicação, comentário e dissertação -, o que deu corpo a uma reflexão crítica (FOLSCHEID; WUNENBERG, 1999; COSSUTA, 2001). Pudemos destacar, após a apresentação da problemática, como se articulam as categorias de sujeito, liberdade, cultura e práxis, entre outras, e de que modo esse conjunto se constitui em relevante contribuição para uma teoria na qual o currículo não se restringe à escola, mas se constitui do conjunto de experiências existenciais de homens e mulheres, devendo observar a continuidade dessas experiências nas relações que se estabelecem entre a cultura escolar e aquela que constitui os sujeitos mais amplamente.
Palavras-chave: Currículo. Paulo Freire. Cultura. Sujeito. Liberdade.
The contribution of Freire’s philosophy to the curriculum theory
The research problem consists of two related questions: which were Freire's contribution to the curriculum theory? Which are the fundamental concepts and categories of Freirian thought referencing to that theory? We aim at elucidating and characterizing this contribution, by means of emphasizing the fundamental concepts that define it in its interrelations. We established as medium to the development of our research Freire's Pedagogia do Oprimido, for we consider that it contains the most important concepts on the political and educational thoughts of Paulo Freire, which were reaffirmed and had new meanings assigned to them in his other writings, such as Pedagogia da Esperança and Pedagogia da Autonomia (FREIRE, 2005, 1992, 1996). This study was performed" on bibliographic sources over which were applied the procedures of profound reading of the unities of meaning previously selected and the analysis of textual content - explanation, commentary, and dissertation - which gave substance to a critical reflexion (FOLSCHIED; WUNENBERG, 1999; COSSUTA, 2001). After the analysis, we" could observe how the categories, such as subject, freedom, culture and praxis, amongst others, articulate themselves and in which way they constitute a relevant contribution to a theory in which the curriculum is not restricted to the school, but constitutes an aggregation of existential experiences of men and women, being necessary to observe the continuity of those experiences in" the relations established between school culture and that which constitutes the subjects in a broader form.
Key-words: Curriculum. Paulo Freire. Culture. Subject. Freedom.
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