As contribuições das tecnologias digitais para a internacionalização da Educação Superior em casa e a construção da cidadania global

Autores

  • Karen Graziela Weber Machado karengraziela@gmail.com
  • Pricila Kohls dos Santos pricila.kohls@gmail.com
  • Camila Schwanke Costa camilaschwanke@gmail.com

Resumo

The contributions of digital technologies to the internationalization of Higher Education at home and the construction of global citizenship

Resumo

O presente estudo objetivou analisar as contribuições das tecnologias digitais para a internacionalização da Educação Superior em casa e a construção da cidadania global. Esta investigação se caracteriza como uma pesquisa qualitativa e, para a coleta de dados, utilizou-se um questionário online, sendo que a análise dos dados foi realizada por meio da análise textual discursiva. Com este estudo, foi possível constatar que as tecnologias digitais podem ser uma alternativa para favorecer a internacionalização da Educação Superior em casa, rompendo barreiras existentes entre as mais variadas instituições de Ensino Superior no mundo em que vivemos, possibilitando assim a construção de aprendizagens significativas por todos os estudantes.

Palavras-chave: Internacionalização da Educação Superior em casa; Tecnologias digitais; Cidadania global.

 

Abstract

The present study aimed to analyze the contributions of digital technologies to the internationalization of Higher Education at home and the construction of global citizenship. This research is characterized as a qualitative research and, for data collection, an online questionnaire was used, and data analysis was performed through discursive textual analysis. With this study, it was possible to verify that digital technologies can be an alternative to favor the internationalization of Higher Education at home, breaking the existing barriers between the most varied institutions of Higher Education in the world in which we live, thus enabling the construction of significant learning by all the students.

Keywords: Internationalization of Higher Education at home; Digital technologies; Global citizenship.

 


Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Karen Graziela Weber Machado

Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS e pesquisadora do Grupo de Pesquisa Interdisciplinar em Tecnologias Digitais, Internacionalização e Permanência Estudantil (GeTIPE). O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES), por meio de concessão de bolsa para a realização do doutorado da autora.

E-mail: karengraziela@gmail.com    Orcid: https://orcid.org/0000-0002-5115-8989

Pricila Kohls dos Santos

Doutora em Educação pela PUCRS. Docente e Pesquisadora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Católica de Brasília. Líder do Grupo de Pesquisa Interdisciplinar em Tecnologias Digitais, Internacionalização e Permanência Estudantil (GeTIPE).

E-mail: pricila.kohls@gmail.com        Orcid: https://orcid.org/0000-0002-3349-4057

Camila Schwanke Costa

Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS.

E-mail: camilaschwanke@gmail.com   Orcid: https://orcid.org/0000-0003-2615-9813

Downloads

Publicado

05/05/2020
Métricas
  • Visualizações do Artigo 628
  • PDF downloads: 454

Como Citar

MACHADO, K. G. W.; DOS SANTOS, P. K.; COSTA, C. S. As contribuições das tecnologias digitais para a internacionalização da Educação Superior em casa e a construção da cidadania global. Revista Cocar, [S. l.], v. 14, n. 29, p. 700–722, 2020. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/3404. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)