Reflexões e contribuições de Theodor Adorno para a educação
Resumo
Theodor Adorno’s reflections and contributions to education studies
Resumo
Neste artigo trataremos de entender quais foram as principais propostas de Theodor W. Adorno, filósofo alemão e membro da Escola de Frankfurt, para a educação de seu tempo. A partir de uma análise, mesmo que marginal, de parte do conjunto substancial de seus escritos, palestras, entrevistas e debates, sobretudo da obra em conjunto com Horkheimer, “Dialética do Esclarecimento” e dos ensaios de “Educação e Emancipação”, este texto evidencia os pressupostos do pensamento adorniano, pautado na teoria crítica da sociedade, e elucida suas reflexões na tentativa de propor que a educação fosse mais política e baseada no esclarecimento e na emancipação. Modicamente, buscamos pensar a atualidade e a urgência de suas reflexões para o campo educacional contemporâneo.
Palavras-chave: Adorno, Educação, Reflexões.
Abstract
In this article we will try to understand what were the main proposals of Theodor W. Adorno, German philosopher and member of the Frankfurt School, for the education of his time. From an analysis, even if marginal, of part of the substantial set of his writings, lectures, interviews and debates, especially the work in conjunction with Horkheimer, “Dialectic of Enlightenment” and the essays of “Education and Emancipation”, this text highlights the assumptions of the Adornian thought, based on the critical theory of society, and elucidates its reflections in an attempt to propose another education, one that was more political and based on enlightenment and emancipation. We also seek to think about the timeliness and urgency of their reflections for the contemporary educational field.
Keywords: Adorno, Education, Reflections.
Downloads
Downloads
Publicado
- Visualizações do Artigo 1777
- PDF downloads: 777