Estratégias de ensino favoráveis ao processo de inclusão de alunos público alvo da educação especial: levantamento em teses e dissertações

Autores

  • Josiane Rodrigues Barbosa Vioto josivioto@hotmail.com
  • Celia Regina Vitaliano reginavitaliano@gmail.com

Resumo

Favorable teaching strategies to the students target audience of Special Education inclusion process: survey of theses and dissertations

Resumo

O objetivo deste estudo foi identificar estratégias de ensino que favorecem o desenvolvimento de práticas pedagógicas inclusivas junto aos alunos público alvo da Educação Especial em pesquisas colaborativas. A metodologia utilizada para alcançar tal objetivo foi o estudo bibliográfico. Para tanto, foram realizadas consultas ao Banco de Teses da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), incluindo dissertações e teses nas áreas de Educação e Educação Especial, defendidas entre 2014 a 2019, que utilizaram como método a pesquisa colaborativa. Os resultados evidenciaram que dentre as estratégias de ensino voltadas à inclusão de alunos público alvo da Educação Especial, as que mais se destacaram nas pesquisas analisadas foram: a organização de atividades adaptadas; a disponibilização de recursos materiais adaptados as necessidades dos alunos e o ensino colaborativo.

Palavras-chave: Educação Inclusiva. Estratégias de Ensino. Práticas Pedagógicas inclusivas.

 

Abstract

The purpose of this study was to identify teaching strategies that favor the development of pedagogical inclusive practices together with the students target audience of Special Education in collaborative research. The methodology used to achieve this purpose was the bibliography study. To this end, consultations were made to the Thesis bank of the Personnel of university level Improvement Coordination (CAPES), including dissertations and theses in the areas of education and special education, defended from 2014 to 2019, that used collaborative research as a method. The results showed that among the teaching strategies for students target audience of Special Education, those that stood out the most were: organization of adapted activities; availability of adapted to the necessity of the students’ material resources and the collaborative teaching.

Key words: Inclusive education; teaching strategies; pedagogical inclusive practices.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Josiane Rodrigues Barbosa Vioto

Doutoranda em Educação pela Universidade Estadual de Londrina- UEL.

ORCID: 0000-0003-1125-7998.  E-mail: josivioto@hotmail.com

Celia Regina Vitaliano

Professora Associada da Universidade Estadual de Londrina – Programa de Pós-graduação em Educação.  Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

ORCID: 0000-0002-8757-4204.  E-mail: reginavitaliano@gmail.com

Downloads

Publicado

04/05/2020
Métricas
  • Visualizações do Artigo 1318
  • PDF downloads: 959

Como Citar

VIOTO, J. R. B.; VITALIANO, C. R. Estratégias de ensino favoráveis ao processo de inclusão de alunos público alvo da educação especial: levantamento em teses e dissertações. Revista Cocar, [S. l.], v. 14, n. 29, p. 584–602, 2020. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/3395. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos