O desafio didático da educação física escolar: o tempo e o lugar da didática na formação inicial

Autores

  • Ivan Carlos Bagnara ivan.bagnara@erechim.ifrs.edu.br
  • Paulo Evaldo Fensterseifer fenster@unijui.edu.br

Resumo

The didactic challenge of school physical education: the time and place of didactics in the initial formation

Resumo

Com o objetivo de analisar como os professores que atuam na Formação Inicial (FI) em Educação Física (EF) enfrentam o desafio didático da Educação Física Escolar (EFE) na perspectiva de uma disciplina educativa, foi desenvolvida uma pesquisa colaborativa qualitativa, da qual participaram oito docentes que atuam na FI em EF. A partir dos dados emergiram cinco categorias de análise: planejamento, transposição didática, estratégias didático-pedagógicas, avaliação e aprendizagem e produção de conhecimentos. Concluímos que é preciso, por parte de professores e acadêmicos, sem o estabelecimento de certezas absolutas, mas balizados por verdades provisórias produzidas intersubjetivamente, assumir suas responsabilidades perante o processo formativo rompendo com a tradição de “menoridade” da área promovida por uma racionalidade instrumental.

Palavras-chave: Didática da educação física. Ensino de educação física. Formação de professores.

Abstract

In order to analyze how the teachers that work in the Initial Formation (IF) in Physical Education (PE) face the didactic challenge of the School Physical Education (SPE) in the perspective of an educational discipline, a qualitative collaborative research was developed, eight teachers who work in the IF in PE participated. From the data emerged five categories of analysis: planning, didactic transposition, didactic-pedagogical strategies, evaluation and learning and knowledge production. We conclude that it is necessary, on the part of teachers and academics, to establish absolute certainties, but based on provisional truths produced intersubjectively, to assume their responsibilities towards the formative process, breaking with the tradition of "minority" of the area promoted by an instrumental rationality.

Keywords: Didactics of physical education. Physical education teaching. Teacher training.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ivan Carlos Bagnara

Doutor em Educação nas Ciências (UNIJUÍ). Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), Campus Erechim.

E-mail: ivan.bagnara@erechim.ifrs.edu.br  Orcid: https://orcid.org/0000-0002-6049-874X

Paulo Evaldo Fensterseifer

Doutor em Educação (UNICAMP). Professor do Programa de Pós-graduação em Educação nas Ciências da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ).

E-mail: fenster@unijui.edu.br          Orcid: https://orcid.org/0000-0002-4914-5281

Downloads

Publicado

03/05/2020
Métricas
  • Visualizações do Artigo 670
  • PDF downloads: 335

Como Citar

BAGNARA, I. C.; FENSTERSEIFER, P. E. O desafio didático da educação física escolar: o tempo e o lugar da didática na formação inicial. Revista Cocar, [S. l.], v. 14, n. 29, p. 565–583, 2020. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/3394. Acesso em: 25 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos