Formação permanente de educadores: o movimento de ação-reflexão-ação e a participação como princípios formativos fundamentais

Autores

  • Maria Perpétua do Socorro Beserra Soares socorrob@ufpi.edu.br

Resumo

Permanent formation of teachers: the movement of action-reflection-action and the participation as fundamental formative principles

Resumo

O presente artigo visa socializar os resultados de uma pesquisa sobre a formação permanente de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental de uma escola pública situada no bairro Jaraguá, na cidade de São Paulo-SP, cujo objetivo geral é analisar os alcances e os limites da formação permanente de professores para a prática pedagógica comprometida com a construção de uma escola democrática.  Utilizaram-se os aportes teóricos de Freire e Saul. A pesquisa é qualitativa, com base em Chizzotti, com estudo bibliográfico, pesquisa de campo e documental. Adotaram-se três técnicas integradas: a observação participante, a entrevista semiestruturada e a análise de documentos. Os resultados da investigação indicam que há uma forte presença de dimensões da formação permanente, materializando princípios como o movimento de ação-reflexão-ação e a participação, evidenciados nos documentos analisados, nas entrevistas e nas observações.

Palavras-chave: Formação Permanente de Educadores. Movimento de Ação-reflexão-ação. Participação. 

 

Abstract

This article aims to socialize the results of a research about continued formation of teachers of early years of fundamental teaching of a public school located on the district of Jaraguá in São Paulo-SP. The the general objective is to analyze scopes and limits of continued formation of teachers to a pedagogical practice committed to building a democratic school. We used the theoretical contributions of Freire e Saul. The research is qualitative and based on Chizzotti with bibliographic study, field and documental researches. We adopted three integrated technics: participant observation, semi structured interview, and document analysis. The results of the investigation indicate that there is a strong presence of dimensions of permanent formation, materializing principles as the movement of action-reflection-action and the participation, demonstrated on analyzed documents, interviews, and observations.

Keywords: Permanent Formation of Teachers. Movement of action-reflection-action. Participation.


Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Perpétua do Socorro Beserra Soares

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo-PUC-SP. Professora da Universidade Federal do Piauí-UFPI, Campus Ministro Reis Velloso.

Email: socorrob@ufpi.edu.br      ORCID: http://orcid.org/0000-0002-7452-454X

Downloads

Publicado

03/05/2020
Métricas
  • Visualizações do Artigo 147
  • PDF downloads: 155

Como Citar

SOARES, M. P. do S. B. Formação permanente de educadores: o movimento de ação-reflexão-ação e a participação como princípios formativos fundamentais. Revista Cocar, [S. l.], v. 14, n. 29, p. 528–545, 2020. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/3392. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos