Implicações das Representações Sociais de Ciclos de Aprendizagem nas Práticas Professoras de Sucesso

Autores

  • Laêda Bezerra Machado laeda01@gmail.com
  • Williany Fênix de Souza Silva williany.fenix@hotmail.com

Resumo

O artigo caracteriza as práticas de sucesso e suas articulações com as representações sociais de ciclos de aprendizagem. O estudo foi desenvolvido com docentes de escolas municipais de Recife. Utilizou-se como procedimento de coleta a observação, o questionário e a entrevista. Os dados foram interpretados utilizando-se a análise de conteúdo. Os resultados evidenciaram que as práticas de sucesso são aquelas preocupadas em garantir a efetiva aprendizagem dos alunos. Essa preocupação foi manifestada através da manutenção de boas relações interpessoais em sala; rotina de trabalho; planejamento das aulas; uso de recursos didáticos variados; respeito à diversidade dos alunos; e avaliação formativa. Reafirma-se que as representações sociais são mais que enunciados sobre a realidade, elas são determinantes para as ações e práticas dos sujeitos.

Palavras chave: Práticas de sucesso; Ciclos de aprendizagem; Representações Sociais.

Implications of the social representations of learning cycles in the practices of successful teachers

"

The article describes the successful practices and their links to the social representations of learning cycles. The study was conducted with teachers of municipal schools in Recife. Was used as collection procedures: observation, questionnaire and interview. Data were interpreted using content analysis . The results showed that successful practices are those concerned to ensure effective student learning. This concern was expressed by maintaining good interpersonal relationships in the classroom ; routine work ; lesson planning ; use a variety of teaching resources; respect for the diversity of students and formative assessment. It is reiterated that social representations are more than statements about reality, they are crucial to the actions and" the practices of the participants.

Keywords: Practices of success ; Cycles of learning; Social Representations


"

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

23/10/2014
Métricas
  • Visualizações do Artigo 92
  • PDF downloads: 183

Como Citar

MACHADO, L. B.; SILVA, W. F. de S. Implicações das Representações Sociais de Ciclos de Aprendizagem nas Práticas Professoras de Sucesso. Revista Cocar, [S. l.], v. 8, n. 15, p. 88–96, 2014. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/339. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos