Elaboração e implementação da BNCC (2015/2017) na educação pública brasileira: aproximações com o ideário político-ideológico da UNESCO

Autores

  • Raquel da Costa raquelmga@hotmail.com
  • Adão Aparecido Molina adaomolina@gmail.com

Resumo

BNCC preparation and implementation (2015/2017) in Brazilian public education: approaches to UNESCO'S political-ideological

Resumo

Este texto realiza uma discussão sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para o ensino fundamental e tem por objetivo refletir sobre o seu processo de elaboração e de implementação na educação pública brasileira. É preciso entender que o documento em questão é uma continuidade de ações que se desencadearam a partir de décadas anteriores, quando o Brasil assumiu compromissos para reestruturar a educação em nível nacional. Os acordos firmados estavam em consonância com os princípios apontados pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) para o século XXI, os quais apresentam algumas categorias em sua fundamentação teórica como: equidade e igualdade, habilidades e competências. É uma pesquisa qualitativa básica, e quanto às fontes é bibliográfica e documental e está dividida em dois momentos, sendo que o primeiro trata do processo de elaboração e implantação da BNCC e o segundo a aproxima do ideário político-educacional da UNESCO.     

Palavras-chave: Políticas Educacionais. Educação e Ensino. UNESCO. BNCC.

 

Abstract

This paper discusses the Common National Curriculum Base (BNCC) for elementary school and aims to reflect its elaboration and implementation process in Brazilian public education. It is necessary to understand that the document in question is a continuity of actions that started from previous decades when Brazil. The agreements were in line with the principles pointed out by the United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization (UNESCO) for the 21st century, which present some categories in their theoretical foundation as equity and equality, skills and competences. It is a basic qualitative research, and as for the sources is bibliographic and documentary and is divided into two moments, the first deals with the process of elaboration and implementation of the BNCC and the second approaches the political-educational ideal of UNESCO.

Keywords: Educational policies. Education and teaching. UNESCO. BNCC.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Raquel da Costa

Possui graduação em Curso de Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Estadual de Maringá (2001); graduação em Curso de Licenciatura em Artes Visuais na Universidade Estadual de Maringá (2014); Especialização em Educação Especial realizado na Faculdades Maringá (2006); Especialização em História: Política e Cultura na Formação de Docentes pela Universidade Estadual de Maringá (2006); Mestrado em Ensino no curso de Formação Docente Interdisciplinar PPIFOR/UNESPAR (2018). Atualmente é professora do Quadro Próprio do Magistério da Secretaria Estadual da Educação do Estado do Paraná.

ORCID: http://orcid.org/0000-0001-8943-0653         E-mail: raquelmga@hotmail.com

Adão Aparecido Molina

Possui graduação em Curso de Licenciatura em Letras pela Universidade Estadual de Maringá (1986), especialização em Didática e Metodologia do Ensino pela Universidade Norte do Paraná (1997), mestrado em Fundamentos da Educação pela Universidade Estadual de Maringá (2004), doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (2011) e pós-doutorado em História pela Universidade Estadual Paulista - Unesp Campus de Assis, com estância pós-doutoral em História de Educação na Faculdade de Educação da Universidade de Salamanca na Espanha, no ano de 2018. Atualmente é professor associado do Departamento de Educação da Universidade Estadual do Paraná - Campus de Paranavaí e Professor do Programa de Pós-graduação - Curso de Mestrado em Ensino - Formação Docente Interdisciplinar da Unespar/Paranavaí. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Fundamentos da Educação e Políticas educacionais, atuando principalmente nos seguintes temas: História da Educação e da infância; Transformação Social, Educação e Ensino; Estado e Políticas Públicas para a Educação e a Infância, Fundamentos históricos e filosóficos da educação e Fundamentos da Educação Infantil.

 ORCID: https://orcid.org/0000-0001-9633-47    E-mail: adaomolina@gmail.com

Downloads

Publicado

03/05/2020
Métricas
  • Visualizações do Artigo 853
  • PDF downloads: 612

Como Citar

DA COSTA, R.; MOLINA, A. A. Elaboração e implementação da BNCC (2015/2017) na educação pública brasileira: aproximações com o ideário político-ideológico da UNESCO. Revista Cocar, [S. l.], v. 14, n. 29, p. 477–497, 2020. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/3389. Acesso em: 2 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos